Plenário rejeita emenda de Agripino que usava PIB como critério do FPE



Com 47 votos não e 18 votos sim, o Plenário do Senado rejeitou a Emenda 27, do senador José Agripino (DEM-RN), ao substitutivo de Walter Pinheiro (PT-BA) ao PLS 192/2011. O substitutivo prevê população e renda per capita como variáveis usadas para definir a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). A emenda de Agripino substituía o critério da renda per capita pelo PIB per capita do estado.

A justificativa do senador para a troca é que a renda apurada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) tem imprecisões, enquanto o PIB seria uma referência mais consistente e confiável para embasar os cálculos de um instrumento importante para o desenvolvimento regional do país como o FPE.

- Se o objetivo é redistribuir renda, vamos fazer isso com critérios – argumentou Agripino, garantindo que sua intenção não era prejudicar nenhum estado.

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) deu um dos votos contrários à emenda sob o argumento de que a mudança nos critérios prejudicaria diretamente a Região Nordeste. Ao considerar o PIB na partilha dos recursos, o Nordeste, que enfrenta a maior seca dos últimos 30 anos, afetando significativamente a produção e a economia do estado, sairia perdendo na divisão.

Mais informações a seguir



10/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ rejeita emenda e PEC da Música volta a Plenário

Plenário rejeita emenda que permite voto impresso

Tião Viana pede apoio a emenda que inclui critério regional para escolha dos integrantes do STJ

Ideli defende uso da terra como critério de definição do índice de produtividade

CMA examina projeto que inclui cuidado ambiental como critério em licitação

Projeto restabelece exame criminológico como critério de progressão de pena