PLENÁRIO VOTA CLÁUSULA DE BARREIRA EM TURNO SUPLEMENTAR
O substitutivo estabelece que dividirão nove décimos do tempo destinado à propaganda gratuita as legendas que tiverem obtido, já na última eleição, 5% dos votos na Câmara dos Deputados (não computados brancos e nulos) distribuídos em pelo menos um terço dos estados da federação, com mínimo de 2% em cada um deles. O décimo do tempo restante será distribuido entre aquelas legendas que não alcançarem essa votação.
Hoje a legislação distribui um terço do tempo total disponível entre todas as agremiações, e dois terços de acordo com os votos obtidos nas eleições para a Câmara dos Deputados.
Com relação aos recursos do Fundo Partidário, o substitutivo divide 10% do valor disponível entre todas as legendas e os 90% restantes entre aquelas que obtiverem o desempenho eleitoral mínimo estabelecido.
A matéria seria votada em turno suplementar no dia 28 de outubro, mas retornou à CCJ em função de emenda apresentada em plenário pelo senador José Eduardo Dutra (PT-SE), que pretendia adiar para 2010 a entrada em vigor da lei. A emenda foi rejeitada pela comissão na última quarta-feira (dia 24).
Também nesta terça, os senadores votam em primeiro turno proposta de emenda constitucional do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que assegura aos remanescentes dos quilombos o direito de propriedade sobre as terras que ocupam, garantindo a preservação de suas comunidades.
Na mesma sessão, os parlamentares darão continuidade à discussão, em segundo turno, de substitutivo do senador José Fogaça (PDMD-RS) à proposta de emenda constitucional que proíbe a reedição de medidas provisórias.
29/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
CLÁUSULA DE BARREIRA SERÁ VOTADA EM TURNO SUPLEMENTAR
Sibá defende cláusula de barreira e diz que Lula será vitorioso no Acre no segundo turno
CCJ vota minirreforma eleitoral em turno suplementar
CAE vota em turno suplementar renda básica de cidadania
CE vota em turno suplementar ampliação da programação regional
CAS vota em turno suplementar proposta que recupera valor de aposentadorias e pensões