Filosofia e Sociologia poderão voltar ao currículo do curso médio



Filosofia e Sociologia poderão ser incluídas como disciplinas obrigatórias no currículo do ensino médio, conforme projeto da Câmara dos Deputados aprovado nesta quarta-feira (dia 2) pela Comissão de Educação do Senado. A matéria, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), agora vai para o Plenário.

Ao relatar favoravelmente a proposta, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) observa que o conteúdo dessas disciplinas não será ensinado de forma adequada, caso seja trabalhado no desenvolvimento de outras matérias e por professores sem a formação necessária para o cumprimento da tarefa.

Para o relator, na medida em que a própria LDB estabelece, em seu artigo 35, que o ensino médio deve assegurar aos alunos a compreensão da relação existente entre o saber historicamente construído e criticamente apreendido e o processo produtivo, entre o conhecimento e a produção, "torna-se completamente injustificável a ausência de matérias como a Filosofia e a Sociologia em seu currículo."

- Os conhecimentos de sociologia são fundamentais para a construção da cidadania e da democracia, na medida em que constituem chaves para a compreensão do desenvolvimento das sociedades e para o estabelecimento de relações responsáveis do indivíduo com a coletividade a que pertence - disse o senador.

Dia da Televisão

Na mesma reunião, a Comissão de Educação aprovou projeto da Câmara que institui o Dia da Televisão, a ser comemorado no dia 18 de setembro. Em seu parecer, favorável, o senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) assinala que a escolha da data deve-se ao fato de a televisão brasileira haver completado seu cinqüentenário no mês de setembro de 2000.

Eduardo também chamou a atenção para o fato de que são cada vez mais contundentes e procedentes os argumentos que apontam para "o imperativo de uma reformulação da postura das emissoras de TV" - concedidas pelo poder público à exploração de terceiros. Para ele, essa necessidade torna-se ainda mais evidente, considerando-se o papel privilegiado da televisão na disseminação de valores e de idéias que deveriam responder ao interesse coletivo e aos anseios da população.

Depois de ouvir sugestões dos senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Romeu Tuma (PFL-SP), o senador Ricardo Santos (PSDB-ES) propôs que a Subcomissão de Rádio e TV, que funciona dentro da estrutura da CE e da qual ele é o presidente, organize uma audiência pública sobre a influência da televisão na vida social, política e cultural do país. O encontro deverá ser realizado no Dia da Televisão ou na semana em que se comemora a data.

02/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado inclui Sociologia e Filosofia no currículo do ensino médio

Plenário vota inclusão de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio

Aprovada a inclusão de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino de nível médio

Filosofia e Sociologia voltam ao ensino médio

Adiada votação do projeto que inclui Filosofia e Sociologia no ensino médio

Inclusão de Sociologia e Filosofia no ensino médio volta à Comissão de Educação