Plenário vota MP que aumentou bolsa de médicos-residentes



Os senadores começaram há pouco a análise do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 25/2011, decorrente da Medida Provisória (MP) 536/11, que trata da atividade de médico-residente e também de contribuições a serem pagas aos conselhos profissionais. O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), já leu seu voto no sentido da aprovação da proposta.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO), ao encaminhar a posição contrária do seu partido, questionou a constitucionalidade do projeto, uma vez que o assunto havia sido objeto da MP 521/10, examinada pelo Congresso neste ano.

A MP 536/11 reajustou o valor da bolsa paga aos médicos-residentes, que passou de R$ 1.916,45 para R$ 2.384,82, com efeitos a partir de junho de 2011.O benefício, válido para jornadas de 60 horas semanais, é estendido aos residentes das demais profissões da saúde, como psicólogos, enfermeiros e nutricionistas. O projeto ainda determina que a instituição de saúde responsável pelos programas de residência deve oferecer aos alunos moradia, alimentação e condições adequadas para higiene e descanso.

Mais informações a seguir



05/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sancionado aumento da bolsa dos médicos residentes

Senado aprova projeto que reajusta bolsa dos médicos residentes

Valadares pede reajuste no valor da bolsa dos médicos residentes

Entra em vigor nova lei que reajusta valor da bolsa para médicos residentes

Plenário aprova reajuste de bolsas de médicos residentes

Plenário aprova reajuste para bolsas de médicos residentes