Plenário vota proposta de Ademir Andrade para combater desigualdades regionais



Superar diferenças econômicas e sociais entre as regiões brasileiras é o objetivo da proposta de emenda à Constituição do senador Ademir Andrade (PSB-PA) que será votada em primeiro turno nesta terça-feira (9). A proposta aumenta de 3% para 4% a parcela do produto da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados aplicada no financiamento do setor produtivo das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Pela proposta, a divisão dessa receita passará a ser a seguinte: 1% para o Norte, 1% para o Centro-Oeste e 2% para o Nordeste, permanecendo a garantia da destinação ao semi-árido de metade dos recursos desta última região. Em defesa da iniciativa, Ademir Andrade argumenta que, se o Brasil não enfrentar os desequilíbrios regionais, os fluxos migratórios aprofundarão o desequilíbrio demográfico, com conseqüências ambientais, de abastecimento e de degradação da qualidade de vida nas regiões Sul e Sudeste.

Ademir observa ainda que, se for mantido o quadro de miséria e crescente exclusão social das populações do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, isso pode levar a um processo de secessão (tentativa de separação de estados). De acordo com o senador, o atual fluxo dos fundos constitucionais tem sido insuficiente para compensar a natural concentração causada pelo livre jogo das forças de mercado.

Também nesta terça-feira, o Senado delibera sobre requerimento em que o senador Tião Viana (PT-AC) pede a formulação de voto de censura aos cientistas Panayiotis Zavos, Severino Antinori e Brigitte Boisselier, que anunciaram o propósito de clonar seres humanos. Tião Viana quer que o Senado expresse a indignação dos brasileiros contra a iniciativa, "considerada moral e cientificamente inaceitável, além de nociva ao patrimônio genético da humanidade".

Na mesma sessão, o Senado vota proposta de emenda à Constituição do ex-senador José Roberto Arruda, destinada a regularizar a situação funcional de servidores de empresas públicas que, há mais de dez anos, prestam serviços à administração direta. Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a matéria foi aprovada nos termos de substitutivo do senador Romeu Tuma (PFL-SP).

08/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota emendas que reduzem desigualdades regionais

Senado vota emendas destinadas a reduzir as desigualdades regionais

Ademir Andrade critica proposta de Arruda de união nacional para enfrentar crise Argentina

PLENÁRIO QUER RETIFICAÇÃO DE NOTICIÁRIO DA GLOBO QUE CITA ADEMIR ANDRADE

Plenário vota propostas que reduzem desequilíbrios regionais

Mozarildo alerta para desigualdades regionais