Senado vota emendas que reduzem desigualdades regionais



Em primeiro turno, o Senado vota nesta quinta-feira (4) duas propostas de emenda à Constituição destinadas a reduzir os desequilíbrios regionais. São iniciativas dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Ademir Andrade (PSB-PA) que, se aprovadas, aumentarão recursos para as regiões mais pobres do país.

A emenda de Valadares torna o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste permanentes na estrutura jurídica brasileira. Os dois fundos foram criados por medida provisória e o objetivo de Valadares é impedir que o governo os revogue ou cancele a transferência de recursos neles prevista.

A proposta exige que a lei fixe os valores anuais a serem colocados nesses fundos, os quais serão repassados na forma de duodécimos mensais. O mesmo texto proíbe o contingenciamento desses recursos, para impedir que o governo a eles recorra na ocorrência de incerteza em relação à arrecadação tributária e ao cumprimento das metas do déficit público.

A emenda de Ademir Andrade aumenta o percentual de receitas tributárias destinadas ao financiamento do setor produtivo das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A proposta eleva de 47% para 48% a parcela do produto da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) destinada aos fundos de participação dos estados e municípios e aos fundos de desenvolvimento das três regiões. Ou seja, a parte da União no IR e no IPI cairá de 53% para 52% da arrecadação.

O percentual resultante desse aumento integrará a parte relativa aos fundos de financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que fica então aumentada de 3% para 4%. Além disso, a divisão dessa receita passa a ser nos seguintes percentuais: 1% para o Norte (hoje é de 0,6%), 1% para o Centro-Oeste (atualmente é de 0,6%) e 2% para o Nordeste (hoje 1,8%), permanecendo a garantia da destinação ao semi-árido de metade dos recursos desta última região.

Na mesma sessão, o Senado vota projeto oriundo da Câmara dispondo sobre o valor das benfeitorias executadas com recursos públicos nas desapropriações para fins de reforma agrária. O texto tem parecer favorável do senador Lúdio Coelho (PSDB-MS), aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos nos termos de um substitutivo.

03/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota emendas destinadas a reduzir as desigualdades regionais

Plenário vota propostas que reduzem desequilíbrios regionais

Plenário vota proposta de Ademir Andrade para combater desigualdades regionais

PROGRAMA "CIDADANIA", DA TV SENADO, DISCUTE DESIGUALDADES REGIONAIS

Senado discute nova emenda constitucional para reduzir desigualdades regionais

SUASSUNA QUER FIM DAS DESIGUALDADES REGIONAIS