Plenário votará após o recesso projeto que prevê afastamento de prefeito que deixar alunos sem merenda



Está pronto para votação do Plenário do Senado projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que prevê punição severa para os prefeitos quedeixarem de aplicar os recursos destinados ao pagamento da merenda escolar. O projeto (PLS 182/05) estabelece que os prefeitos responderão por crime de responsabilidade, caso em que ficarão sujeitos à perda do cargo e se tornarão inelegíveis por oito anos.

O projeto foi aprovado no final do ano passado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa, ou seja, poderia ser enviado diretamente ao exame da Câmara dos Deputados. O senador Valter Pereira (PMDB-MS), no entanto, encabeçou requerimento para que a proposta seja submetida ao voto dos 81 senadores do Plenário. Antes, em 2005, o projeto havia sido aprovado pela Comissão de Educação.

A proposta altera decreto que estipula as responsabilidades de prefeitos e vereadores (Decreto-Lei 201/67). Pelo texto, podem ficar também submetidos a processos por crime de responsabilidade os dirigentes municipais que deixarem de prestar contas dos recursos recebidos do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), no prazo e forma definidos pelas normas desse programa.

O autor da proposta, Cristovam Buarque, observa que o PNAE, coordenado pelo governo federal, é um programa de grande relevância social, pois garante alimentação escolar aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental durante a permanência na escola. Além da correta aplicação dos recursos, ele diz que outro objetivo do projeto é induzir prefeitos a prestarem contas das despesas, condição necessária para a manutenção do fluxo dos repasses, sem sacrifício para as crianças atendidas.

- Ao invés de punir a criança com a interrupção do fornecimento da merenda, pune-se a autoridade com a suspensão de seu mandato e sua consequente inelegibilidade - justifica Cristovam.



05/01/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prefeito que deixar escola sem merenda poderá ir para cadeia

Senadores examinam punição para prefeito que deixar escola sem merenda

Aécio prevê acordo para votar PEC das MPs logo após recesso

PROJETO PREVÊ ATÉ AFASTAMENTO DE QUEM NÃO AJUSTAR CONTAS PÚBLICAS

Projeto da Petro-Sal receberá emendas dos senadores logo após o recesso

CAS vota projeto que prevê afastamento de trabalhador para exames de saúde preventivos