CAS vota projeto que prevê afastamento de trabalhador para exames de saúde preventivos



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) tem reunião marcada para esta quarta-feira (23), às 11h, quando seus integrantes deverão deliberar sobre dez itens que compõem a pauta, entre os quais projeto (PLS 233/06) que altera dispositivo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para incluir o exame de detecção precoce de câncer de mama, útero ou próstata nas hipóteses em que o empregado poderá afastar-se do serviço sem prejuízo do salário.

A matéria, que receberá decisão terminativa, é de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e tem como relator o senador Paulo Paim (PT-RS), cujo parecer é favorável. Em sua justificação à proposta, Valdir Raupp lembra que o câncer de próstata, por exemplo, é um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil, sendo duas vezes mais freqüente que o câncer de mama. "Estima-se que 400 mil brasileiros entre 45 e 70 anos apresentem a doença atualmente, mas muitos ainda não sabem", ressalta.

Outra proposição (PLS 126/06) que também receberá decisão terminatiav altera a legislação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para estabelecer a obrigatoriedade da divulgação, por meio de campanha publicitária, da existência de contas inativas do fundo e orientar o empregado sobre sua liberação.

Uma terceira proposição em caráter terminativo (PLS 199/05) dispõe sobre o início do pagamento do seguro-desemprego ao pescador artesanal, no primeiro período do defeso - época de reprodução de determinadas espécies de peixes, que varia conforme o ano e é fixada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Entre os requerimentos que estão em pauta, um, de autoria da senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), solicita a realização de audiência pública para avaliar o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente do governo. A audiência é destinada a ouvir autoridades do Ministério do Trabalho e Emprego e de outros órgãos da administração federal.

18/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS analisa obrigatoriedade de exames preventivos de saúde para crianças

CAS analisa obrigatoriedade de exames preventivos de saúde para crianças

CAS assegura exames preventivos contra câncer pelo SUS

Exames preventivos poderão ser oferecidos em escolas públicas

CAS aprova obrigatoriedade de exames preventivos em alunos de escolas públicas

Maria do Carmo defende exames preventivos contra o câncer