Senadores examinam punição para prefeito que deixar escola sem merenda
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pode aprovar na reunião desta quarta-feira (4) projeto de lei do Senado (PLS 182/05) que determina a punição dos prefeitos que deixarem alunos sem merenda escolar. A proposta estabelece que o prefeito que deixar de aplicar ou aplicar indevidamente recursos provenientes do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), comprometendo o oferecimento de merenda escolar, poderá responder por crime de responsabilidade.
Já aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), o projeto, que altera o Decreto-Lei 201/67, que trata da responsabilidade de prefeitos e vereadores, estabelece que também poderão responder por crime de responsabilidade os prefeitos que deixarem de prestar contas dos recursos do PNAE, no prazo e forma definidos pelas normas do programa.
O autor do projeto, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), argumenta que o PNAE é um programa de grande relevância social, pois garante a alimentação escolar dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental, durante a permanência em sala de aula. Seu projeto, explica, visa impedir a suspensão da distribuição da merenda nos casos em que o prefeito deixar de atender as exigências de prestação de contas, evitando-se, dessa forma, o sacrifício das crianças em nome da moralidade.
Para o relator da matéria, senador Almeida Lima (PMDB-SE), a proposta é "conveniente e oportuna, não somente porque pune o desvio de conduta da autoridade municipal que faz uso indevido de verba federal, mas principalmente pela necessidade de boa aplicação dos recursos do PNAE, fator de fundamental importância na eficácia da política educacional do país".
A reunião da CCJ é realizada na sala 3 da Ala Alexandre Costa, no Senado Federal.
Mais informações a seguir
04/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Prefeito que deixar escola sem merenda poderá ir para cadeia
Plenário votará após o recesso projeto que prevê afastamento de prefeito que deixar alunos sem merenda
CE analisa punição a prefeito que deixar de cumprir deveres educacionais
COMISSÃO DO "EL NIÑO" PROPÕE PUNIÇÃO PARA PREFEITO OMISSO
Senadores examinam indicações para o Cade
Casamento com a vítima pode deixar de impedir punição de estuprador