PMDB oficializa candidatura de Jader Barbalho à Presidência do Senado



O PMDB oficializou nesta terça-feira (dia 30) a candidatura de seu atual líder, Jader Barbalho (PA), à Presidência do Senado. A decisão foi tomada por 23 votos a um, além de uma abstenção, depois de mais de três horas de debates na bancada. Apenas o senador José Sarney (PMDB-AP) deixou de comparecer ao encontro.

- Esta foi uma reunião verdadeiramente histórica - disse, ao anunciar o resultado da votação, o senador José Alencar (PMDB-MG), a quem coube presidir o encontro da bancada. "Demos uma demonstração de inquestionável unidade e de fortalecimento do PMDB, conquistado pela liderança de Jader Barbalho", afirmou.

A votação foi aberta. A única abstenção foi do senador José Fogaça (PMDB-RS). O voto contrário foi do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que chegou a lançar o nome de seu colega Iris Rezende (PMDB-GO) para a sucessão de Antonio Carlos Magalhães na Presidência da Casa. Mas Iris, que chegou a disputar o cargo com o próprio Antonio Carlos há quatro anos, anunciou que seu voto seria de Jader.

José Alencar ressaltou que várias vezes, durante a reunião, abriu a todos os senadores do partido a possibilidade de apresentação de um outro candidato à indicação. Uma vez concluída a votação, ele disse esperar que o candidato do PMDB mereça do Plenário o mesmo apoio que recebeu de sua bancada.

- Jader virá enriquecer o Senado Federal, que precisa ser fortalecido como instituição - previu.

Para o senador, a ausência de José Sarney pode ser explicada pelo "natural constrangimento" do ex-presidente da Casa, que teve seu nome lançado por várias vezes, nas últimas semanas, para a disputa pelo comando do Senado.

- Ele preferiu não comparecer, mas certamente vai marchar também ao lado de Jader na eleição, disse Alencar.

Por contar com a maior bancada, o PMDB tem - por tradição e costume - o direito de indicar o candidato à presidência do Senado. Os outros partidos também estarão representados na Mesa. A participação de cada um deles será proporcional ao tamanho de sua bancada. No final da tarde, a Executiva Nacional do PMDB oficializou seu apoio às candidaturas de Jader Barbalho à Presidência do Senado e do deputado Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da Câmara.

30/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney oficializa sua candidatura à Presidência do Senado

Maior bancada, PMDB oficializa Renan Calheiros para concorrer à Presidência do Senado

PMDB confirma candidatura de José Sarney à Presidência do Senado

Garibaldi submete ao PMDB na quarta-feira sua candidatura à Presidência do Senado

PARA JÁDER BARBALHO, PMDB CUMPRIU SEU PAPEL

Bancada do PMDB divulga nota em solidariedade a Jader Barbalho