PMDB confirma candidatura de José Sarney à Presidência do Senado



O presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP), confirmou, nesta sexta-feira (24), a indicação do senador José Sarney (AP) para disputar a Presidência do Senado. O senador Renan Calheiros (AL), que também cogitava concorrer ao cargo, deve postular a reeleição para a liderança do partido no Senado.

Ao avaliar sua escolha para disputar a Presidência do Senado, hoje ocupada pelo senador Ramez Tebet, o senador Sarney admitiu a -simpatia- nutrida pelo atual governo em relação seu nome. -Era natural que fosse assim, pelo fato de apoiar e acreditar no programa de governo de Lula-, explicou. Seu próximo passo será, junto com Calheiros, buscar o apoio dos demais partidos na Casa à administração petista.

Sobre a escolha do líder do PMDB no Senado, a direção nacional do partido optou por delegar essa decisão à bancada na Casa. Regra idêntica deve ser aplicada à liderança do partido na Câmara e aos cargos da Mesa Diretora nas duas Casas do Congresso. -Procurou-se não personalizar esse acordo para não apequenar a disputa-, declarou Renan Calheiros, comprometendo-se a fazer o esforço necessário para aproximar todas as alas do partido, pois -a desunião não interessa a ninguém-.

Reunificação

Além dos senadores José Sarney e Renan Calheiros e do deputado Michel Temer, estiveram presentes na entrevista à imprensa para anúncio do acordo o ex-deputado Paes de Andrade e o senador Sérgio Machado (CE). Na opinião do senador pelo Ceará, essa iniciativa fortalece o partido, que deve marchar unido para demonstrar sua força eleitoral e política. -Esse é um momento muito importante para a história do partido-, disse.

Temer ressaltou que as decisões anunciadas marcam o início do processo de reunificação do partido. -Creio que, pela primeira vez, haverá unidade partidária no PMDB-, comentou. Enquanto Sarney considerou que a unidade na legenda -serve ao processo político e ao Senado-, Calheiros observou que o acordo -favorece a governabilidade e as reformas demandadas pelo país-.



24/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney confirma candidatura à presidência do Senado

Maguito Vilela confirma candidatura à presidência nacional do PMDB

PMDB oficializa candidatura de Jader Barbalho à Presidência do Senado

Garibaldi submete ao PMDB na quarta-feira sua candidatura à Presidência do Senado

José Agripino descarta candidatura à presidência do Senado

Sarney oficializa sua candidatura à Presidência do Senado