PMDB será a maior bancada na Câmara dos Deputados



De acordo com os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no próximo ano o PMDB deverá ser a maior bancada na Câmara dos Deputados. Isso significa que a legenda poderá definir quem vai presidir a Casa e de que forma prosseguirão os processos instaurados contra parlamentares investigados pelas comissões parlamentares de inquérito sob a acusação de prática de corrupção.

Com 89 parlamentares eleitos, o PMDB está agora à frente do PT, que sai das urnas com 83 deputados. Os partidos que hoje apóiam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT, PL, PP, PSB, PCdoB, PSC, PTB e PTC) vão somar 223 votos, encolhendo em relação à bancada atual, que é de 257 deputados. Quem quer que se eleja presidente no segundo turno da eleição precisará do PMDB para alcançar maioria, não só para aprovar emendas constitucionais, que necessitam de quórum qualificado, mas até para votações que exigem maioria simples.

Em relação a 2002, quando elegeu 75 deputados, o PMDB teve um significativo desempenho com essa vitória de 89 deputados nas urnas. A atual bancada do partido, resultante da migração de parlamentares de outras legendas, é de 78 deputados. Os resultados da apuração também revelam que, juntos, os partidos nanicos não terão mais que oito deputados na Câmara.

Já o PSDB e o PFL elegeram, cada um, 65 deputados, que é o mesmo número que têm hoje e que, somados, resultam em 130 representantes. Tendo hoje 81 deputados, o PT conseguiu eleger apenas mais dois para sua bancada. Agora com 83 nomes, o partido apresenta um desempenho inclusive abaixo do total que conseguiu eleger em 2002, quando chegou à Câmara com 91 representantes.

Apesar do fraco desempenho eleitoral, o PT traz de volta José Genoíno, ex-presidente da legenda acusado de ter avalizado os pedidos de empréstimo do partido negociados com o empresário Marcos Valério; João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados e acusado de ter recebido dinheiro do valerioduto; e o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, acusado de quebrar o sigilo bancário de um caseiro.

Mas as grandes novidades, a partir do próximo ano, na Câmara, serão o ex-prefeito Paulo Maluf e o costureiro Clodovil Hernandes. Acusado de improbidade administrativa, Maluf ficou preso 41 dias numa cela federal. Agora, chega à Câmara pela legenda do PP, em primeiro lugar na lista dos mais votados do país, com mais de 700 mil votos. Eleito pelo PTC, Clodovil chega com quase 500 mil votos. Outro campeão de votos é Antonio Carlos Magalhães Neto, do PFL, reeleito na Bahia com o apoio do 6,6% do eleitorado.



02/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maior bancada, PMDB oficializa Renan Calheiros para concorrer à Presidência do Senado

Paulo Odone será o líder da bancada do PMDB em 2001

PFL da Bahia elege governador, senadores e a maior bancada da Câmara Federal

Eleição 2010 deve levar à Câmara a maior bancada feminina do País

Pensão para Juruna será examinada pela Câmara dos Deputados

Mercadante se reúne com a bancada do PMDB