Polícia Federal deflagra operação contra suspeitos de fraudar o INSS



A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro, a Operação Highlander, para desarticular uma quadrilha acusada de praticar fraudes contra a Previdência Social. Ao todo, 135 agentes da PF cumprem 12 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão.

Segundo a polícia, o grupo criava beneficiários fictícios por meio do reaproveitamento de benefícios já cessados. Os suspeitos manipulavam os dados, alterando periodicamente as datas de nascimento que constavam nos documentos, perpetuando a existência do segurado “fantasma”.

Ainda de acordo com a PF, as fraudes ocorreram entre 1983 e 1994, antes da informatização do órgão, e podem ter causado um prejuízo de mais de R$ 120 milhões ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem contabilizar juros e correção monetária. A polícia estima que o desvio mensal era de cerca de R$ 600 mil.

As investigações começaram em 2009, a partir de uma denúncia anônima, indicando que um grupo mantinha centenas de cartões de benefícios previdenciários.


Fonte:
Agência Brasil

 

27/04/2011 14:50


Artigos Relacionados


Polícia Federal deflagra operação contra fraudes na Caixa Econômica

Polícia Federal deflagra operação contra estelionato e lavagem de dinheiro

Polícia Federal faz operação contra fraudes em benefícios do INSS

Polícia Federal deflagra Operação “Jackpot II” em MG

Polícia Federal deflagra operação no Rio Grande do Sul

Polícia Federal deflagra Operação Cascauto em Curitiba