Política monetária brasileira é consistente, diz FMI
O Fundo Monetário Internacional (FMI) destacou, nesta terça-feira (8), a política brasileira de controle da inflação, afirmando que os princípios da política monetária do país são consistentes com a gradual convergência da inflação para o centro da meta estabelecida pelo Banco Central, que é de 6,5% ao ano. A informação consta do relatório Os números estão no relatório World Economic Outlook, divulgado nesta terça-feira (8).
O documento foi detalhado pelo economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, durante entrevista coletiva com jornalistas.
O relatório aborda vários aspectos do cenário econômico atual, inclusive a volatilidade do mercado financeiro e o fluxo de capitais. Sobre este aspecto, o fundo afirmou que apóia as medidas tomadas recentemente por alguns países, para o controle racional de capitais e intervenções no mercado de câmbio. “O FMI tem apoiado esta abordagem em circunstâncias especiais, como parte de um gerenciamento econômico abrangente”, diz o documento, destacando que o Brasil, a Índia e a Indonésia têm usado ativamente estas ferramentas.
Durante a conversa, o chefe da Divisão de Estudos Econômicos Globais do Fundo Monetário Internacional (FMI), Thomas Helbling, acrescentou que o Brasil mostrou determinação em usar a política monetária para controlar a inflação e enfrentou a alta a volatilidade do mercado financeiro preservando o câmbio flutuante.
Fonte:
FMI
08/10/2013 18:09
Artigos Relacionados
Presidente do Banco Central fala sobre a política monetária brasileira em audiência pública da CAE
SUASSUNA PEDE UMA POLÍTICA INDUSTRIAL CONSISTENTE
Mozarildo cobra política de desenvolvimento regional consistente
Suassuna: viagem à China pode dar poucos resultados sem política consistente
Política pública ‘mais consistente’ para segurança é reivindicação em debate no Senado
Debate no Senado começa com reivindicação de política de segurança pública mais consistente