Políticas de assistência ao idoso em debate nesta terça-feira



Políticas sociais e de assistência aos idosos serão debatidas em audiência pública nesta terça-feria (26), às 9h. O debate é uma realização conjunta da Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e da Subcomissão Permanente do Idoso, da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O evento integra ciclo de debates sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

No mundo inteiro, o número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos tem crescido rapidamente, enquanto o de nascimentos tem diminuído, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, os idosos são um contingente prestes a superar o número de crianças e jovens, e o propósito dessa audiência pública é analisar sua situação da perspectiva do atendimento pelo SUS.

Estão convidados a falar dessas políticas sociais José Luiz Telles de Almeida, diretor do Departamento de Ações Programática e Estratégica do Ministério da Saúde; Maria Alice Toledo, professora de Psiquiatria da Universidade de Brasília; Elisa Franco de Assis Costa, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; e João Batista de Medeiros, gerontólogo social.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 34 anos, a população brasileira praticamente dobrou em relação aos 90 milhões de habitantes da década de 1970 e, somente entre 2000 e 2004, aumentou em 10 milhões de pessoas. Em 2050, seremos 259,8 milhões de brasileiros e nossa expectativa de vida, ao nascer, será de 81,3 anos, a mesma dos japoneses, hoje.

Mas o envelhecimento da população - constata ainda o IBGE - está se acentuando. Em 2000, o grupo de 0 a 14 anos representava 30% da população brasileira, enquanto os maiores de 65 anos eram apenas 5%; em 2050, os dois grupos se igualarão em 18%. E mais: pela Revisão 2004 da Projeção de População do IBGE, em 2062, o número de brasileiros vai parar de aumentar.

Teresa Cardoso e Cristina Vidigal / Agência Senado



25/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE debate nesta terça-feira as tarifas bancárias

CAS DEBATE NESTA TERÇA-FEIRA MEDICINAA ORTOMOLECULAR

Saúde nas fronteiras foi tema de debate nesta terça-feira

CPI debate nesta terça-feira o funcionamento das ONGs no Brasil

Crise financeira e agronegócio em debate na CRA nesta terça-feira

Subcomissão debate insegurança dos caminhoneiros nesta terça-feira