Políticas de segurança alimentar do Brasil serão apresentadas na Itália



O governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), instituição ligada ao Ministério das Relações Exteriores, promove na sexta-feira (24), em Roma, na Itália, seminário sobre a cooperação Sul-Sul e a oferta de cooperação para países de menor desenvolvimento relativo. O evento tem como objetivo apresentar a 40 países programas de colaboração em áreas temáticas como agricultura, defesa civil, pesca e aquicultura, alimentação rural e políticas de combate à fome.

O seminário se divide em duas partes: três painéis temáticos no período da manhã e uma sessão técnica à tarde. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) será representado pelo secretário executivo, Rômulo Paes de Sousa, e pela secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi.

O secretário executivo do MDS integra o segundo painel temático, “Agricultura familiar e desenvolvimento social”, ao lado dos ministros da Agricultura, Wagner Rossi, do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, além de autoridades do Haiti e de Gana. Os trabalhos serão coordenados pelo ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.

Já à tarde, a secretária Maya Takagi fala sobre o direito humano à alimentação segura e adequada, soberania alimentar e aquisição de alimentos. Além dela, estarão presentes nessa sessão técnica o diretor da ABC, ministro Marco Farani, os presidentes da Embrapa, Pedro Arraes; do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Daniel Balaban; da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Mauro Lemos; o diretor de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Luiz Fortes; e o coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome, ministro Milton Rondó.

Nos últimos anos, o Brasil tem sido procurado por muitas nações interessadas nas políticas públicas que possibilitaram que 28 milhões de pessoas ultrapassassem a linha da pobreza. Países, principalmente do continente africano, têm procurado o MDS com a intenção de conhecer programas como o de construção de Restaurantes Populares – atualmente são 89 em funcionamento no País; as cisternas (tanques de armazenamento de água para consumo humano na região do Semiárido), com mais de 300 mil unidades; e o Bolsa Família, que atende 12,9 milhões de famílias.

Nos dias 27 e 28, o secretário executivo do MDS estará em Londres, capital inglesa, para participar do seminário “Espalhar as inovações da política social do Brasil: desafios e oportunidades para cooperação internacional”. Já nos dias 30 de junho e 1º de julho, Rômulo Paes participa da reunião preparatória do grupo consultor para a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde. O encontro será realizado em Wasan Island, no Canadá. A conferência será no Rio de Janeiro, entre 19 e 21 de outubro.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



22/06/2011 18:34


Artigos Relacionados


Segurança alimentar é discutida em evento na Itália

Políticas públicas brasileiras serão apresentadas em seminário no Chile

Investimento em políticas de segurança alimentar cresce 470%

Teses sobre informalidade e crime no Brasil serão apresentadas no Rio

Brasil cria documento que orienta políticas públicas sobre educação alimentar

Brasil e FAO firmam cooperação sobre segurança alimentar