Políticos de vários partidos reverenciam legado de Tancredo



Políticos de vários partidos prestam homenagem, em sessão solene do Congresso, a Tancredo Neves (1910-1985) pelo centenário de seu nascimento. Eles ressaltam o papel do político mineiro na redemocratização do país e na construção da Nova República, após 21 anos de ditadura militar.

VEJA MAIS
Tancredo morreu pela democracia, afirma Sarney Temer lembra espírito agregador de Tancredo Dornelles relembra ação decisiva de Tancredo na História recente do Brasil Aécio exalta coerência do avô e lamenta perda do sentido amplo da conciliação Serra associa Tancredo à Nova República e diz que é preciso fazer mais e melhor Para Marina Silva, lição maior de Tancredo foi identificar o caminho da redemocratização Azeredo destaca características de homem público de Tancredo, reflexos de sua personalidade Simon classifica Tancredo Neves como mártir brasileiro "A democracia era a razão de ser de sua atividade política", diz Marisa Serrano sobre Tancredo Romeu Tuma recorda o sofrimento da família e do povo durante agonia de Tancredo no hospital Raupp define morte de Tancredo como um dos mais insuperáveis traumas do país Para Eliseu Resende, Tancredo Neves se tornou verdadeiro mito Marconi Perillo: 'Devemos a democracia a homens como Tancredo' Rosalba conclama brasileiros a assumirem compromisso ético de Tancredo Alvaro Dias: "Tancredo dignificou a atividade política" Mão Santa compara Tancredo a JK e Tiradentes Serys lembra a luta de Tancredo pela soberania popular e o estado de direito Inácio Arruda lembra que dirigentes do PCdoB apoiaram ida de Tancredo ao Colégio Eleitoral Arthur Virgílio diz que Tancredo pertence a todos Jefferson Praia diz que Tancredo foi exemplo de firmeza e flexibilidade Heráclito destaca legado de Tancredo para a democracia brasileira Suplicy: 'Tancredo é um dos gigantes da construção da democracia brasileira' Cristovam diz que Tancredo é exemplo para a juventude Casagrande diz que Tancredo é um exemplo 'para o presente e para o futuro' Valadares lembra discurso de Tancredo em defesa do Legislativo

Além do presidente do Senado, José Sarney, e do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, discursaram os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, enaltecendo o espírito público de Tancredo. Serra atribuiu a Tancredo o grande período de estabilidade e a consolidação da democracia, posteriores ao regime militar. Aécio disse que seu avô Tancredo era um democrata, que amava o diálogo e o Parlamento.

Os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Marina Silva (PV-AC) e Pedro Simon (PMDB-RS) também já falaram à tribuna. Dornelles lembrou a participação de Tancredo em episódios de crise política no país e Marina ressaltou que Tancredo era um homem de aguçada visão política, capaz de apontar as saídas possíveis para o Brasil. Simon classificou Tancredo como um "mártir brasileiro".

Também já discursaram os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Mão Santa (PSC-PI) e Alvaro Dias (PSDB-PR).

Da Redação / Agência Senado



03/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney lembra em São João Del-Rei legado de Tancredo para a democracia

Heráclito destaca legado de Tancredo para a democracia brasileira

Roseane Sarney: 'Covas deixou legado ético a políticos jovens'

LEI CRIARÁ CONSELHO DOS PARTIDOS POLÍTICOS

ACM pede autocrítica a partidos políticos

Ministra incentiva atuação de mulheres em partidos políticos