LEI CRIARÁ CONSELHO DOS PARTIDOS POLÍTICOS



O processo eleitoral pode passar a ser fiscalizado por um Conselho dos Partidos Políticos, órgão da Justiça Eleitoral, integrado por representantes de todas as agremiações participantes do pleito. O Conselho será criado se o Congresso aprovar projeto de lei de autoria do senador Sebastião Rocha (PDT- AP), que deverá ser examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a partir do término da convocação extraordinária do Congresso, em fevereiro.
O projeto de Rocha altera o Código Eleitoral e determina que o conselho será constituído em nível nacional, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no caso das eleições nacionais, e junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nas eleições estaduais e municipais. Representantes de todos os partidos inscritos na eleição farão parte do conselho, cujo funcionamento será regulamentado pelo TSE.
Sebastião Rocha disse ser consenso na sociedade a necessidade de haver eleições "limpas" e, portanto, maior fiscalização do processo eleitoral para se alcançar esse objetivo.
_ Acredito que todas as medidas destinadas a estimular a regularidade do pleito contribuem para fortalecer a confiança da população no processo democrático, objetivo de todo democrata brasileiro.

18/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Competitividade criará um Atlas Nacional de Serviços

ACM pede autocrítica a partidos políticos

Ministra incentiva atuação de mulheres em partidos políticos

Políticos de vários partidos reverenciam legado de Tancredo

Minirreforma eleitoral também altera Lei dos Partidos Políticos

Suplicy defende transparência das contribuições a partidos políticos