População está satisfeita com serviços públicos, diz Jucá



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) disse que a população brasileira está satisfeita com serviços prestados pelo governo. Sua afirmação, informou, está baseada na primeira pesquisa nacional de avaliação da satisfação dos usuários do serviço público, promovida pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Jucá informou que essa pesquisa representa o primeiro passo para a criação de um sistema permanente de avaliação da satisfação dos usuários.

De acordo com o senador, 78,5% dos brasileiros estão satisfeitos com a educação pública. A Previdência Social é aprovada por 72,5% de seus beneficiados, segundo o parlamentar. Ele acrescentou que 64,3% da população não têm restrições a fazer em relação aos serviços prestados.

Segundo o parlamentar, a metodologia utilizada para a pesquisa foi bastante interessante, pois avaliou muitas variáveis de cada setor. Salientou terem sido pesquisadas desde a segurança na escola até a distribuição gratuita de medicamentos.

Para Jucá, o estudo permitirá que o cidadão receba um atendimento mais digno e com maior presteza. Ele acredita que os resultados da pesquisa só irão se manter bons na medida em que a população tiver atendidas suas necessidades.

O senador, no entanto, admitiu que as conclusões da pesquisa refletem a falta de consciência da sociedade de que receber um serviço de qualidade é um direito. Por essa razão, afirmou, o grau de exigência da população ainda é baixo, comparado ao de outros países.

20/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


População prefere atendimento presencial para serviços públicos

JUCÁ: POPULAÇÃO APÓIA REFORMA, POR PERMITIR SERVIÇOS MELHORES

JUCÁ DEFENDE AS REFORMAS E A MELHORIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Ampliação de serviços públicos de telecomunicações na Amazônia está na pauta da CCT

Pesquisa revela que maioria dos consumidores está satisfeita com seus planos de saúde

Para Simon, somente parte do PMDB está satisfeita com a última decisão do TSE sobre verticalização