População receberá via celular lista de Farmácias Populares próximas



 

Usuários do Farmácia Popular de todo o País poderão obter o endereço das unidade mais próximas por meio de celular, de forma gratuita, durante os próximos 30 dias. A ação do Ministério da Saúde, que faz parte da campanha Saúde não tem preço”, garante que o usuário receba no, visor do celular, informações precisas sobre o nome, o endereço e o telefone de até três farmácias onde o usuário poderá obter, de graça, medicamentos para hipertensão e diabetes.

Para conseguir a listagem, basta enviar mensagem de celular para o número 27397 informando o CEP da residência (somente os números, sem sinais gráficos). Em poucos segundos, o usuário receberá resposta com as sugestões de unidades do programa. 

Segundo o Ministério da Saúde, o serviço será divulgado para a população em campanha que será veiculada em diversos veículos até o final do mês de março. A apresentadora Hebe Camargo e o ator Edson Celulari apresentam a campanha. A população ainda terá acesso a mais informações sobre o Farmácia Popular e os medicamentos disponíveis no programa pelo hotsite 


Medicamentos gratuitos

Desde o último dia 14, a rede oferece gratuitamente 11 medicamentos para hipertensão e diabetes nas mais de 15 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular e também nas 544 unidades próprias (administradas pelo governo federal) do programa.

Para obter os produtos, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.

Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o Aqui Tem Farmácia Popular oferece mais 13 tipos de medicamentos com 90% de desconto utilizados no tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. 

Para garantir a oferta gratuita dos medicamentos, o Ministério da Saúde forneceu todo o suporte técnico necessário e continua prestando total auxílio aos parceiros do programa. Dúvidas sobre o Farmácia Popular podem ser esclarecidas e comunicadas ao ministério – pelos estabelecimentos credenciados ou pela sociedade – por meio do Disque-Saúde (0800-61-1997) como também pelo e-mail.


Fonte:
Ministério da Saúde

 

24/02/2011 14:04


Artigos Relacionados


População de 36 municípios receberá mensagem de celular alertando sobre a dengue

CCJ aprova criação de farmácias populares

Sacolas ecológicas já são realidade nas farmácias populares

Aprovado crédito para abastecimento de farmácias populares

Rede de farmácias populares terá novas normas de segurança

Brasileiros compram medicamentos a preço de custo nas farmácias populares