Portilho afirma que Secretaria de Educação apóia UGES e UBES
Construir uma saída a curto prazo para o impasse que foi criado em torno da confecção da carteira estudantil para os alunos secundaristas foi acordo firmado nesta terça-feira, dia 15/5, durante a reunião da Comissão de Educação da Assembléia que discutiu o tema. No encontro, que foi presidido pelo deputado Edson Portilho (PT), vice-presidente da Comissão, foi formado um grupo de trabalho composto pela UGES - União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas, UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Secretaria Estadual da Educação e Comissão de Educação do Legislativo para estudar e propor uma solução negociada para o caso. As duas entidades reivindicam o direito de confeccionar o documento de identificação.
Conforme o deputado Edson Portilho, o Executivo reconhece a legitimidade dos dois órgãos como representantes do estudantes gaúchos. “Entretanto, a Secretaria de Educação autorizou a UBES para fazer a carteirinha respaldada em um protocolo de cooperação existente entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED e a entidade nacional”, explicou Portilho.
De acordo com o parlamentar, este protocolo “estabelece que o CONSED apoiará a UBES no desenvolvimento de ações de conscientização sobre a importância da Carteira de Identificação Estudantil - CIE/UBES de modo a viabilizar sua distribuição com participação das Secretarias de Educação”.
Portilho ressalta que os estudantes reivindicam com urgência uma solução para este impasse, “pois a carteira estudantil beneficia milhares de alunos em atividades culturais, esportivas, educacionais, além de fortalecer as agremiações como entidades políticas em defesa dos interesses e direitos dos estudantes”.
05/15/2001
Artigos Relacionados
Corede Delta do Jacuí apóia vínculo da Uergs à Secretaria de Educação
SESSÃO PLENÁRIA/Portilho apoia greve geral em defesa dos direitos trabalhistas
Portilho afirma que governo manterá crédito educativo
Portilho afirma que proposta qualifica eleição de diretores
(Flash 14h25) - Secretária da Educação afirma que apenas 10% dos professores estão em greve
Cadernos de Educação: Portilho acusa Onyx de patrulhamento ideológico