Portinari é destaque na TV Senado
A TV Senado exibe, em sua programação de final de semana, o especial Portinari, Poeta da Cor, produzido em 2004, em razão dos 45 anos da morte do pintor, completados no último dia 6. O especial mostra a trajetória de Cândido Portinari, da infância pobre em Brodósqui (SP) até sua morte, por intoxicação, causada pelas tintas com que trabalhava. Influenciado pela cor de Tintureto e pelo desenho de Michelangelo, Portinari pintou a alma brasileira com humanismo.
O especial conta com depoimentos de seu filho, João Cândido; dos pintores Enrico Bianco, Athos Bulcão, Israel Pedrosa e Glênio Bianchetti; e dos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, entre outros. O programa tem a participação especial da atriz Patrícia Pillar e narração de Geraldo Moraes. Vai ao ar no sábado (10), às 16h e 21h30, e no domingo (11), às 21h30.
Samba e choro
Choro e samba são tema do espetáculo Vale dos Tambores, atração do programa Espaço Cultural. Carlos Henrique Machado, autor do espetáculo, vem sendo considerado por especialistas o melhor compositor de choro da atualidade. Comprometido com a história musical do Brasil, do choro e do samba, vai à origem de ambos, os batuques e cantos de terreiros, encontrados no Vale do Paraíba, desde século 18 até hoje.
Nas bandas de escravos das fazendas buscou o significado do samba e do choro. Nas músicas espontâneas como as catiras, toadas, lundus, calangos, jongos, congadas e batuques de umbigada encontrou sua matéria-prima. Ao unir criação, variedade de arranjos e possibilidades do choro contemporâneo com informações sobre a construção da identidade brasileira a partir do século 19, o compositor deu uma grande contribuição para a formação da música brasileira. O programa será exibido no sábado (10), às 24h, e no domingo, às 14h30.
Orlando Sena
Já o programa Leituras tem como convidado o jornalista e cineasta Orlando Sena, conhecido pelo filme Iracema - Uma Transa Amazônica. Repórter de política, viajou pela América Latina em busca de matérias e argumentos para seus filmes e agora traduz sua experiência para a linguagem literária, cujo resultado é o romance Um Gosto de Eternidade.
A obra é uma análise consistente do imaginário latino-americano, com personagens imaginários ou reais, uma gente além da ambientação esteticamente folclórica e politicamente radical. Trata-se de uma alucinada história de amor entre um músico paranaense e uma harpista de uma floresta no Chile que percorre a América Latina e termina nos Estados Unidos. O programa vai ao ar no sábado (10) às 9h30 e 20h e Domingo (11) às 8h e 20h30.
09/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado institui 2004 como Ano Nacional Cândido Portinari
Pintor que trabalhou com Portinari e Di Cavalcanti participa da exposição 'Artistas Brasileiros' no Senado
DVD sobre Portinari produzido pela TV Senado será distribuído a 192 delegações da ONU pelo governo brasileiro
Construção sustentável em destaque na TV Senado
Sinfonia de Berlioz é destaque na TV Senado
Combate à hanseníase é destaque na TV Senado