Portugal prepara plano de privatizações e quer atrair empresas brasileiras



O ministro de Economia e de Emprego de Portugal, Álvaro Santos Pereira, disse nesta segunda-feira (19) que o governo português deve anunciar, nos próximos dias, as medidas de privatização que integram o plano nacional para contornar a crise econômica portuguesa. As regras iniciais valerão para as empresas Energias de Portugal (EDP) e Rede Elétrica Nacional (REN).

De acordo com o ministro português, a intenção é vender 20,9% das ações da EDP e 51% REN. Também é intenção do governo português vender de 7% da Galp Energia e 100% da empresa aérea TAP Portugal. No caso da Águas de Portugal, o montante da participação a ser ofertada ainda será definida.

Pereira disse que apesar da crise a oportunidade de investimento deve ser aproveitada.“É verdade que existe uma redução de crescimento da economia mundial. É verdade que na Europa existe uma crise importante. Mas achamos que nas crises existem grandes oportunidades”.

O ministro português conversou com empresários brasileiros na Federação das Indústrias do Estado de São paulo (Fiesp). Para o presidente da entidade, Paulo Skaf, as parcerias podem ser vantajosas para o Brasil. “Lá os ativos não estão caros por causa da crise, então isso é bom”.

Segundo Skaf, os dois países voltarão a discutir o tema, em outubro, quando uma missão empresarial brasileira deverá seguir para Portugal. Entre as áreas de interesse está a construção civil.

Pelas projeções de Skaf, a economia de Portugal voltará a ser mais dinâmica até 2013. “Estou confiante de que Portugal e toda a Europa saberão resolver os seus problemas. A Europa, historicamente, sempre soube sair de crises”.


Fonte:
Agência Brasil



19/09/2011 18:46


Artigos Relacionados


Portugal quer atrair mais investimentos das empresas brasileiras

Centro-Sul quer diversificar matriz produtiva e atrair novas empresas

Jamaica quer intensificar parceria com empresas brasileiras

NEY SUASSUNA QUER PROIBIR DINHEIRO PÚBLICO NA VENDA DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Praias brasileiras recebem estrutura para atrair pessoas com deficiência

Projeto Parques da Copa vai atrair turistas para conhecerem unidades brasileiras