Posse de Dilma é ascensão e coroamento da luta da mulher, diz Sarney
O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, disse que a chegada de Dilma Rousseff à Presidência da República é a "a ascensão e o coroamento da luta da mulher". Durante a cerimônia de posse de Dilma e do vice-presidente da República Michel Temer, no Congresso Nacional, o senador afirmou que ela conta com a confiança do povo brasileiro para governar o país, o que teria sido demonstrado nas eleições de outubro último.
- Estamos sendo testemunhas de uma página até hoje não escrita na história do Brasil: a ascensão e o coroamento da luta da mulher, que chega ao cargo mais alto do país com Dilma Rousseff.
Em seu discurso, o presidente do Senado afirmou que Dilma Rousseff terá apoio do Congresso Nacional para a construção de um "Brasil de todos". Sarney declarou também que a nova presidente terá a responsabilidade de suceder o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem Sarney classificou como "o líder carismático e popular que colocou o Brasil num novo patamar internacional".
- Cabe a Vossa Excelência a responsabilidade difícil de substituir um grande presidente que concluiu, sendo um operário, o ciclo republicano da participação de todas as classes no comando de nossa nação - assinalou.
Na opinião de Sarney, por sua trajetória e perfil, Dilma tem condições de substituir o ex-presidente Lula e promover o bem geral do povo brasileiro.
- Uma mulher que viveu todas as angústias do seu tempo, que fez do serviço público um apostolado, com sua obstinação pelo trabalho, e que mostrou ao país, nos embates eleitorais, seu profundo conhecimento dos problemas brasileiros, além de seu espírito público, de seu caráter, de sua firmeza em decidir e julgar.
José Sarney também elogiou o vice-presidente Michel Temer, que classificou como "homem de grandes serviços prestados ao país".
Na Mesa da sessão solene que deu posse a Dilma e ao vice-presidente estavam também o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso. Além deles, a vice-presidente do Senado, Serys Slhessarenko, o 2º vice-presidente da Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto e o 3º secretário da mesa do Congresso, deputado Odair Cunha.
O novo mandato dos chefes do Executivo, eleitos em 31 de outubro e diplomados em 17 de dezembro, vai de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014.
01/01/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
EDISON LOBÃO DESTACA ASCENSÃO DA MULHER
Transp. Metropolitanos: Metroviárias são exemplo da ascensão profissional da mulher
Sarney recebe chefes de Estado que prestigiam a posse de Dilma
Íntegra do discurso do presidente do Congresso Nacional, José Sarney, na posse de Dilma Rousseff
Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz dá visibilidade à luta contra discriminações à mulher, diz Serys
No Dia Internacional da Mulher, Dilma defende fim da miséria com foco na mulher e na criança