Pré-sal e diploma para jornalista são discutidos pelas comissões nesta quinta-feira



As Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infraestrutura (CI) realizam audiência pública conjunta, nesta quinta-feira (10), para debater as propostas do governo para o marco regulatório da exploração de petróleo na camada pré-sal. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participa da audiência.

O pré-sal é tema de audiência pública também na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A comissão debate a destinação de recursos do pré-sal para a Previdência Social, conforme proposta da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Participam da audiência os presidentes da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, Warley Martins Gonçalles; da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, Jorge Cezar Costa; e da Nova Central, José Calixto Ramos; e o coordenador do Fórum Sindical dos Trabalhadores, José Augusto.

Já a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza audiência pública para instruir a proposta de emenda à Constituição que dispõe sobre a exigência do diploma do curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. A proposta é do senador Antonio Carlos Valarades (PSB-SE) e foi apresentada logo após a exigência de diploma para jornalistas ser derrubada em decisão do Supremo Tribunal Federal.

Participam do debate os presidentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade; da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero; do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Edson Spenthof; da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azevedo; da Associação Nacional de Jornais, Judith Brito; e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Raimundo Cezar Britto Aragão. Também, entre os convidados, Carlos Franciscato, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

A reunião da CCJ está marcada para as 10h. Antes da audiência pública, serão votados projetos não-terminativos.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) analisa a indicação de Luiz Fernando Gouveia de Athayde para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à Croácia. A reunião da comissão está marcada para as 10h.



09/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissões realizam nesta quinta-feira segunda audiência para debater a reforma eleitoral

Senado votará quinta-feira diploma Bertha Lutz

Fim do voto secreto no Congresso foi uma das matérias aprovadas pelas comissões nesta semana

Agenda das comissões para quinta-feira

CCJ aprova exigência de diploma para jornalista

Comissão discute exigência de diploma para jornalista