Prefeitos de cem cidades são premiados por gestão sustentável



Os prefeitos das cem cidades que se destacaram nos itens sustentabilidade urbana e boas práticas administrativas receberam nesta quarta-feira (5), em solenidade realizada pela revista Prefeitos & Vices, com o apoio do Senado, o Prêmio ANPV (Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil) - 2010. Também foram homenageados os senadores Serys Slhessarenko (PT-MT), Eduardo Suplicy (PT-SP),Paulo Paim (PT-RS) e Aloizio Mercadante (PT-SP). O senador Almeida Lima (PMDB-SE), ao ter sua presença anunciada, foi saudado como um dos apoiadores da ANPV.

Em nome do Senado, Serys, que é 2ª vice-presidente da Casa, afirmou que é no município que os problemas chegam e têm de receber solução. Dizendo-se "essencialmente, de forma determinada, municipalista", a senadora enfatizou que "os problemas chegam, em primeira mão, ao vereador e à vereadora, ao prefeito e à prefeita".

Serys disse que o município detém as condições para transformar a sociedade e que é preciso que haja definição de políticas em nível municipal e descentralização de recursos:

- Que se repassem as políticas públicas e também os recursos,para não haver esse peditório que é uma canseira. Ficaria bem mais fácil para a vida da população - acrescentou a 2ª vice-presidente do Senado, sob aplausos.

Suplicy parabenizou os prefeitos premiados e estimulou os gestores municipais e os vereadores a adotarem experiências pioneiras de renda básica de cidadania. Ele lembrou que projetos como o Bolsa Família começaram em municípios.

O presidente da ANPV, Arnaldo Lima, agradeceu o apoio recebido do presidente do Senado, José Sarney, à cerimônia - que aconteceu no auditório Petrônio Portela - e declarou que a associação busca a qualidade da gestão municipal.

Na seleção para a primeira edição do prêmio, foram levados em consideração, entre outros aspectos, a adoção de orçamento participativo, a implantação de redes sociais para proteção dos mais humildes, o controle de gastos e a transparência na aplicação dos recursos, além do cumprimento de metas em Saúde, Educação, Meio Ambiente e Segurança.

05/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselheiros escolares que se destacaram em gestão e qualidade serão premiados

Ideli propõe voto de louvor para premiados da CEF sobre práticas de gestão

Atuação consultiva da AGU fortalece gestão sustentável

Senado implanta modelo de gestão sustentável

“Desafio dos prefeitos é investir na gestão”, diz ministro

Prefeitos debatem alternativas de gestão pública