Prefeitura terá de fazer leilão eletrônico para gastar verba do orçamento federal



O presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), deputado Gilmar Machado (PT-MG), informou à imprensa que está negociando com líderes partidários a exigência de que toda prefeitura faça leilão eletrônico, via Internet, ao adquirir produtos ou serviços a serem pagos com verbas do orçamento da União. A idéia é permitir que empresas de todo o país participem dos leilões municipais, reduzindo preços e minimizando a possibilidade de fraudes.

Gilmar Machado quer incluir a exigência na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2007, que ainda será votada pelo Congresso. Machado vai negociar esse ponto com o relator da LDO, senador Romero Jucá (PMDB-RR). O projeto da LDO já foi votado pela Comissão de Orçamento, mas ainda depende de aprovação dos congressistas.

O Comitê de Fiscalização da Execução Orçamentária da CMO obteve sinal verde dos técnicos do Ministério da Fazenda para divulgar a prestação de contas das prefeituras que comprarem produtos ou serviços com verbas do orçamento da União. Os dados serão colocados no Sistema Integrado de Administração do Governo Federal (Siafi) e devem incluir o nome dos ganhadores da licitação, o preço oferecido e os nomes das empresas derrotadas. A exigência também será negociada com o relator da LDO.

O presidente da CMO também informou que enviará comunicação nas próximas horas aos líderes partidários solicitando que eles substituam, o mais rapidamente possível, os 17 parlamentares da comissão que tiveram nomes encaminhados aos conselhos de ética da Câmara e do Senado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas.

06/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo terá de divulgar o que prefeitura deve fazer para receber verba

Receita Federal arrecada R$ 4,2 milhões em leilão eletrônico no Porto de Santos

SAÚDE TERÁ VERBA SUPLEMENTAR AO ORÇAMENTO DESTE ANO

Congresso terá acesso aos nomes de todos que recebem verba federal, prevê projeto de José Maranhão

Congresso terá de fazer esforço extra: Orçamento já chegou desatualizado

Alunos da rede estadual têm oportunidade de fazer intercâmbio sem gastar nada