Prêmio de Responsabilidade Social tem 153 inscritos, 74% a mais do que em 2001



O Prêmio Responsabilidade Social 2002, uma iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado, teve 153 empresas inscritas de todo o Estado, um crescimento de 74% em relação à segunda edição. Os dados foram divulgados ontem pelo gabinete do deputado Cezar Busatto (PPS), autor da lei que criou o prêmio. Na primeira edição, 22 empresas participaram da iniciativa e na segunda, 88. Com as 153 inscrições deste ano - prazo concluído no dia 31 de julho -, o prêmio, a ser entregue no mês de novembro, está consagrando a iniciativa do Parlamento gaúcho. A Assembléia já está planejando a entrega dos prêmios regionalizadas - em áreas do Estado - com o objetivo de destacar mais empresas e contemplar novas áreas.

O Prêmio de Responsabilidade Social contempla as empresas com atuação em projetos sociais, através da publicação dos seus balanços sociais. O certificado é concedido anualmente às empresas que mais se destacam na atuação social. O prêmio tem como objetivo estimular e valorizar as ações que atendam as questões sociais. Além disto, a premiação é uma forma de levar tanto as empresas, como seus funcionários e seus familiares, a formar uma corrente de superação dos problemas que atingem as comunidades mais carentes e excluídas.

Todas as empresas que apresentaram seus balanços sociais receberão o Certificado de Responsabilidade Social. Já as de pequeno, médio e grande portes que mais se destacarem levarão o Troféu Destaque RS. Os balanços serão analisados através de critérios quantitativos, observados indicadores externos, investimento em cidadania e meio ambiente, geração de emprego, indicadores internos, benefícios sociais, capacitação profissional, participação nos resultados, segurança, higiene no trabalho, número de idosos e deficientes físicos no quadro funcional. Ainda é realizada uma análise qualitativa do balanço, levando em conta o mérito das ações sociais. "O prêmio, criado por iniciativa do deputado Busatto, é uma forma especial do Parlamento Gaúcho destacar quem realmente trabalha e atua fora dos limites da sua empresa, enxerga as necessidades da sociedade e valoriza a cidadania", afirmou o presidente da Casa, Sérgio Zambiasi.

A comissão julgadora da premiação é formada por representantes da Fiergs-SESI, Federasul, Fecomércio, Central Autônoma dos Trabalhadores, Fórum de Reitores, Conselho Regional de Contabilidade, Grão Social Cidadania Empresarial e Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas.




08/07/2002


Artigos Relacionados


Abertas as incrições para o Prêmio Responsabilidade Social 2001

Prêmio Responsabilidade Social começa a ser organizado

Prêmio de Responsabilidade Social poderá ser regionalizado

Empresários apóiam Prêmio de Responsabilidade Social da Assembléia

Lançado o Prêmio Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa

Assembléia entrega Prêmio de Responsabilidade Social em novembro