Preservação de idiomas indígenas será tema de audiência na CDH



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) decidiu nesta quinta-feira (11) que fará uma audiência pública sobre a preservação dos idiomas indígenas - tema do PLS 9/08, projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A data da audiência ainda será marcada.

Cristovam afirma que é preciso adotar medidas urgentes para proteger as línguas faladas pelos índios brasileiros, já que parte delas está ameaçada de extinção "em curto prazo".

Sua proposta prevê a criação do Programa de Preservação de Idiomas Indígenas Brasileiros e do Programa de Recuperação e Transmissão dos Idiomas Indígenas. Apresentada em 2008, a matéria aguarda decisão terminativa na CDH.

Serão convidados para o debate representantes de comunidades indígenas e da Fundação Nacional do Índio (Funai). A audiência foi solicitada pelo presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS).

Educação para deficientes

A comissão também decidiu, a pedido do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que realizará um ciclo de debates sobre educação especial (destinada a pessoas com deficiências). As audiências seriam realizadas em conjunto com outra comissão do Senado: a de Educação, Cultura e Esporte (CE).

A senadora Ana Rita (PT-ES) sugeriu que esses debates incluam, entre outros tópicos, a análise da educação especial no âmbito do Plano Nacional de Educação. Ela afirmou que isso é uma reivindicação de entidades de assistência social que atendem pessoas com deficiência.

- É preciso trazer o Ministério da Educação para o debate - afirmou ela.



11/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta de Cristovam institui programa de preservação de idiomas indígenas

Ana Rita abre debate sobre preservação de idiomas indígenas

Declaração dos Povos Indígenas, aprovada pela ONU, será tema de audiência pública

Exploração de riquezas em terras indígenas é tema de audiência na CMA

Autismo será tema de audiência pública na CDH

'Crack' será tema de audiência pública