Presidenta indica general para presidir a Autoridade Pública Olímpica



A presidenta Dilma Rousseff encaminhou ao Senado Federal a mensagem nº 420 para apreciação do nome do general Fernando Azevedo e Silva para presidir a Autoridade Pública Olímpica (APO). A próxima etapa desse processo é a sabatina do oficial pelos senadores na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a votação da indicação no plenário do Senado.

Atual diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, o general Fernando integrou o grupo responsável pela realização dos 5º Jogos Mundiais Militares, ocorridos em 2011. Ele também teve papel destacado na preparação da bem-sucedida equipe de atletas-militares que participou dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A APO é a entidade do governo federal que faz a interligação com os governos estadual e municipal nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A mensagem da presidenta Dilma foi publicada, hoje (1º), na Seção 1 do Diário Oficial da União. Logo pela manhã, o general esteve com o ministro da Defesa, Celso Amorim, e com o secretário geral do MD, Ari Matos. Ainda pela manhã, se reuniu também com o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.

Após os encontros, o general Fernando informou que pretende ir ao Senado dentro dos próximos dias para se colocar à disposição dos parlamentares.

Londres 2012 e Rio 2016

Na gestão do general Fernando no Departamento de Desporto Militar, o Brasil enviou a maior delegação de atletas-militares aos Jogos Olímpicos de Londres. Os 51 atletas foram responsáveis pela conquista de cinco das 17 medalhas olímpicas, com destaque para a judoca Sarah Menezes, que obteve ouro no judô.

Natural do Rio de Janeiro, general Fernando foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria, em 14 de dezembro de 1976, e promovido ao posto atual (general-de-divisão) em 31 de março de 2011.

Foi comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista (2007 a 2009); comandante do Centro de Capacitação Física do Exército (2009 a 2011); diretor do Departamento de Desporto Militar e presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil do Ministério da Defesa (2012 até o presente momento).

Integrou, como atleta, as equipes das Forças Armadas de Voleibol e de Paraquedismo. Disputou os campeonatos Brasileiro (infantil e juvenil), os Jogos Estudantis Brasileiros (JEB’s), o Mundial Militar do Conselho Internacional do Desporto Militar, entre outros.

Fonte:
Ministério da Defesa 



01/10/2013 18:50


Artigos Relacionados


Presidenta convida Fortes para presidir Autoridade Pública Olímpica em 2016

CAE aprova indicação de general para presidir Autoridade Olímpica

CAE sabatina indicado para presidir Autoridade Pública Olímpica

CAE sabatina indicado para presidir Autoridade Pública Olímpica

Comissão do Senado aprova indicação de Márcio Fortes para presidir Autoridade Pública Olímpica

Márcio Fortes, ex-ministro das Cidades, é indicado para presidir Autoridade Olímpica