PRESIDENTE ANGOLANO ELOGIA TRATAMENTO DADO PELO BRASIL



Homenageado na manhã de hoje (dia 15) pelo Congresso Nacional, o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, elogiou o tratamento que o governo brasileiro vem dando àquele país, classificando a diplomacia praticada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso como lúcida e coerente. Ele louvou também o governo do presidente Sarney, dizendo que este foi o primeiro presidente da República a visitar Angola depois de sua independência.

José Eduardo disse guardar as melhores recordações daquela visita e lembrou que, na ocasião, teve a oportunidade de discorrer sobre o processo político angolano, então ainda dominado por um sistema de partido único. Nas condições de então e de acordo com o modelo vigente no continente africano, disse o presidente, tinha sido essa a única forma de aglutinar povos que o colonialismo artificalmente dividira, imprimindo-lhes a convicção de pertencerem a um só Estado e a uma só nação.

Ele contou que, desde então, muitas mudanças ocorreram em Angola eseu país "enveredou decididamente por um sistema de democracia multiparitária e de economia de mercado, tendo realizado as suas primeiras eleições livres e justas, tal como as avalizou a ONU, em setembro de 1992". No seu discurso, o líder angolano também disse que a violenta guerra que a Unita desencadeou a seguir, por recusar-se a aceitar o veredito das urnas, não conseguiu abalar a solidez das instituições democraticas já criadas.

O presidente angolano agradeceu o presidente Fernando Henrique Cardoso e o Brasil pelo tratamento dado a seu país e por ajudar na sua reinserção no regime democrático. Disse que esta sempre foi a posição do presidente José Sarney, na época presidente da República. Ele também louvou a iniciativa do presidente do Senado nas propostas sobre a criação de uma zona de paz e cooperação no Atlântico Sul e no arranque das ações que conduziram à criação de uma comunidade dos países de língua oficial portuguesa.



15/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


PRESIDENTE ANGOLANO ELOGIA TRATAMENTO DADO PELO BRASIL

MP que muda tratamento dado aos biocombustíveis é aprovada pelo Senado

Trabalhadores rurais de Glorinha denunciam tratamento dado pelo INSS

Flexa Ribeiro queixa-se de tratamento dado ao Pará pelo Ministério da Saúde

MARLUCE PROTESTA CONTRA TRATAMENTO DADO PELO GOVERNO À REGIÃO NORTE

Mesquita Júnior critica tratamento dado pelo governo aos servidores públicos federais