Presidente da Anvisa diz que fronteiras são monitoradas para evitar gripe suína
Em reunião na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, afirmou que as fronteiras terrestres do país estão sendo monitoradas para impedir a chegada da gripe H1N1, conhecida como gripe suína . A medida foi tomada depois da ocorrência de um caso da gripe em uma pessoa na Colômbia, esclareceu.
Segundo Dirceu Raposo, o país está preparado e tem todas as condições de evitar a entrada da gripe, já que observa os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem um trabalho avançado nesse sentido, desenvolvido por um grupo formado no âmbito do Ministério da Saúde para o combate a outra ameaça - a da gripe aviária.
Dirceu Raposo acrescentou que a Anvisa considera a informação a melhor forma de abordagem para a contenção da possível epidemia e tem atuado na orientação dos viajantes nos portos e aeroportos, o que agora foi estendido aos ônibus e caminhões que cruzam as fronteiras. Disse ainda que, na Anvisa, quem cuida diretamente da questão é o diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras, o ex-ministro da Saúde Agenor Álvares, que integra o comitê de emergência do ministério responsável pelo "monitoramento contínuo no sentido de ter informações em tempo real para que ações sejam executadas em tempo real."
O diretor-presidente da Anvisa afirmou também que, na tarde de ontem, a diretoria da Agência decidiu acelerar o processo para possibilitar aos institutos brasileiros de pesquisa a produção da vacina contra a gripe H1N1 assim que a cepa for disponibilizada pela OMS.Mais informações a seguir
06/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente da Anvisa detalha ações de prevenção à gripe suína
Presidente da Anvisa diz que não haverá relaxamento das medidas de combate à gripe suína
Temporão apresentará, dia 12, medidas para conter gripe suína
CRA fará reunião para discutir suinocultura e gripe suína
Transferida votação da MP que destina recursos para o combate à gripe suína
Saúde descarta risco de contaminação da gripe suína do Equador para o Brasil