Presidente da CDH classifica como 'deprimente e caótica' situação no presídio de Pedrinhas
Após visita de senadores ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), a presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), senadora Ana Rita (PT-ES), classificou a realidade do local como deprimente e caótica. Os senadores realizam uma série de atividades nesta segunda-feira (13) no Maranhão para avaliar a situação do sistema prisional do estado.
Na penitenciária, a senadora Ana Rita relatou que as condições da ala destinada a presos provisórios, que passa por reforma, são melhores, mas descreveu um quadro caótico no ambiente reservado aos presos condenados.
- O quadro é muito delicado. Há uma superlotação das celas e dos cubículos. São cubículos extremamente fechados, sujos e superlotados. Há também a falta de ventilação e de limpeza - explicou.
O vice-presidente da CDH, senador João Capiberibe (PSB-AP), também destacou as condições degradantes e desumanas dos presos.
- O que nós vimos foi um depósito de seres humanos sem assistência devida e sem condições mínimas para garantir a saúde e a integridade física dessas pessoas - criticou.
Além de Ana Rita e Capiberibe, integram a comitiva os senadores João Alberto Souza (PMDB-MA), Lobão Filho (PMDB-MA), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Humberto Costa (PT-PE).
Com informações da Rádio Senado
13/01/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDH discute relatório sobre crise no presídio de Pedrinhas nesta quarta
Paim classifica como "filme de horror" relato sobre situação das mulheres encarceradas
Áudio | Ana Rita pede agilidade em processos de presos para aliviar superlotação no presídio de Pedrinhas
Para Maria do Carmo, situação das delegacias da mulher é deprimente
Mário Couto: Pará está em situação caótica
Senadores conhecem situação do Complexo de Pedrinhas