Presidente da CI apóia mudança de nome do álcool etílico para etanol
O presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), senador Marconi Perillo (PSDB-GO), recebeu, na tarde desta quarta-feira (22), o presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, para discutir a possibilidade de alterar o nome do álcool etílico para etanol. Os dois termos têm o mesmo significado, mas, de acordo com o presidente da ANP, a mudança é necessária.
- A palavra álcool é uma denominação generalizada (há vários tipos de álcool) e o etanol é um produto específico, de maior valor comercial.
O etanol tem crescido no mercado mundial como uma alternativa à gasolina e ao diesel por ser menos poluente. Além disso, sua fonte é renovável, pois é produzido a partir de resíduos agrícolas, ao contrário do petróleo que origina a gasolina e o diesel.
Para Marconi Perillo, é importante reivindicar um espaço maior para os biocombustíveis na agenda da ANP. O pedido em favor do etanol foi apresentado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e encaminhado para a Agência Nacional do Petróleo, onde vai tramitar com o apoio da CI.
22/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS analisa projeto de Valadares que restringe venda de álcool etílico líquido para evitar acidentes com o produto
Valadares propõe restrições à venda do álcool etílico hidratado e anidro na forma líquida
Cristovam apela ao PMDB por escolha de um nome para presidente do Senado que signifique mudança
Tebet apóia proposta de mudança na data da posse do presidente
Setores do álcool e etanol recebem apoio para inovação tecnológica
CAS discutirá mudança de nome de bombeiro civil para brigadista particular