Tebet apóia proposta de mudança na data da posse do presidente



O presidente do Senado Ramez Tebet apoiou nesta quinta-feira (1º) a proposta do presidente da Câmara dos Deputados Aécio Neves, que altera a data de posse do presidente da República do dia 1º de janeiro para o dia 6.

- Não sei como os constituintes de 88 deixaram passar isso - disse Tebet.

Aécio anunciou que apresentará emenda para alterar a data de posse do novo presidente da República de 1º para 6 de janeiro. O objetivo é evitar que a solenidade coincida com as festividades de Ano Novo e, com isso, possibilitar a presença de chefes de Estado.

Para acelerar a tramitação da proposta e viabilizar sua aprovação até o final do ano, tanto na Câmara quanto no Senado, Aécio deverá emendar proposta de emenda constitucional do deputado José Genoíno (PT-SP), que já se encontra em tramitação. A PEC original fixa em 15 de janeiro a data da posse.

Prontidão

Tebet garantiu ainda que o Congresso Nacional está de prontidão para votar qualquer matéria que seja importante para o país. Ele disse que, em caso de necessidade, os parlamentares serão convocados e votarão.

- O que não podemos fazer é ignorar a importância do processo eleitoral. Uma democracia não sobrevive sem eleições. Não acredito que o Congresso se desgaste por não realizar sessões deliberativas. Desgaste haverá se deixarmos de votar matérias importantes para o país - afirmou.

Segundo Tebet, a única matéria importante que está aguardando votação é a reforma do Judiciário, mas "não pode ser votada a toque de caixa" por ser complexa. O presidente confirmou a realização de uma reunião com os líderes partidários no próximo dia 6 e duas sessões deliberativas do Senado nos próximos dias 6 e 7. Após essas sessões, não há nada programado até o término das eleições.

O"Neill

Tebet voltou a comentar a recente declaração do secretário do Tesouro norte-americano, Paul O"Neill, sobre desvio de recursos de empréstimos internacionais para contas particulares em bancos suíços. O senador disse que o secretário deveria desembarcar no Brasil para pedir desculpas pessoalmente.

- Ele não poderia afirmar isso - disse Tebet.



01/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Tebet, mudança da data da posse ainda é possível

Patrocínio considera "casuísmo" mudança da data de posse do presidente da República

Itamar: mudança na data da posse do presidente pode gerar problemas fiscais

Tebet só espera até quarta por definição da data da posse do presidente eleito

Proposta de Sarney pode mudar data da posse de presidente e governadores

Maciel apresenta proposta que altera data de posse de presidente da República, governadores e prefeitos