Presidente da Comissão de Economia quer iniciar o debate sobre a Alca
O presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa, deputado João Fischer (PPB) está propondo a realização de um seminário internacional com o objetivo de debater as conseqüências econômicas ao País e ao Mercosul, a adesão aos tratados da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e do MAI (Tratado Multilateral sobre Investimentos).
A crise gerada pelo Canadá e outros países com o boicote à carne brasileira, nos alertou para a necessidade de acelerarmos os debates sobre esse tema visto que, a implantação definitiva dos dois tratados, pode colocar em risco a existência do Mercosul, diz o parlamentar.
O deputado lembra que há mais de dois anos o então ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampréia, já admitia publicamente tal possibilidade do Mercado Comum do Sul vir a desaparecer. A Fiesp, na ocasião, também se manifestou contrária à participação do Brasil, uma vez que não vê nenhuma garantia de fortalecimento da indústria nacional.
Fischer não aceita que o país possa aderir a Alca e ao MAI, sem que a implantação seja acompanhada de uma ampla discussão que inclua uma agenda social, com propostas conjuntas para enfrentar problemas como por exemplo, o desemprego.
02/16/2001
Artigos Relacionados
Presidente da Comissão quer debate sobre a Alca imediatamente
Comissão de Economia discute influência da ALCA sobre o Mercosul
Comissão quer formalizar debate trimestral com presidente do BC sobre a política monetária
CCJ vai iniciar debate sobre o fim da análise dos chamados 'Ofícios S'
Comissão do Mercosul debate criação da Alca
Comissão debate conseqüências da Alca no Mercosul