Presidente da CRE prevê maior integração entre os países amazônicos



Foram aprovados este ano pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) 34 projetos sobre os mais variados temas, feitas 32 indicações de embaixadores e realizadas audiências públicas que abordaram questões como o Mercosul, a Área de Livre Comércio (Alca), a intervenção no Iraque e o narcotráfico aliado à guerrilha colombiana.

São números expressivos, como o da quantidade de embaixadores aprovados, segundo o presidente da comissão, senador Jefferson Péres (PDT-AM), mas a grande vitória do colegiado em 2002, acrescentou, foi a revitalização do Tratado de Cooperação Amazônica, após encontro realizado em setembro, em Manaus, com representantes de todos os países amazônicos.

Jefferson disse que foi um encontro muito importante, pois conseguiu impulsionar um tratado internacional que estava paralisado há 20 anos. Segundo o senador, o tratado vai começar a dar resultados brevemente e será um instrumento efetivo de integração dos países amazônicos. O tratado prevê integração nas áreas econômica, científica, cultural e física, com a definição das fronteiras.

- Acho que ainda é muito pouco. O Congresso Nacional precisa participar mais na elaboração da política externa do país - afirmou o presidente da CRE.

Em 2002, a CRE teve a oportunidade de realizar audiências públicas importantes, como a que recebeu o diplomata José Maurício Bustani, que havia sido afastado da direção da Organização para Proscrição das Armas Químicas (OPAQ), por pressão do governo norte-americano. Também foi debatido e aprovado o texto do Protocolo de Quioto, convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudança do clima e que estabelece metas de redução da poluição para os países signatários.



23/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DO MERCOSUL QUER MAIOR INTEGRAÇÃO CULTURAL ENTRE OS PAÍSES

Ação conjunta visa maior integração entre os países formadores do Mercosul

FAB diz que Cruzex marcou integração entre países

CRE APROVA PROTOCOLOS DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS PAÍSES DO MERCOSUL

JUCÁ DEFENDE INTEGRAÇÃO CULTURAL ENTRE PAÍSES DO MERCOSUL

Senado aprova Protocolo de Integração Educacional entre os países do Mercosul e a Bolívia