PRESIDENTE DA PETROBRAS SERÁ OUVIDO NA CAE



O presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul, virá ainda nesta semana à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para manifestar sua posição sobre a venda de ações da empresa. Depois de fazer esse comunicado, o presidente da comissão, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), retirou de pauta, com o consentimento do autor, o projeto de lei do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) que exclui a estatal do alcance do Programa Nacional de Desestatização.
O líder do governo, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), considera fundamental que os membros da CAE ouçam Reichstul, para sanar quaisquer dúvidas, antes de votar a matéria, que tramita na comissão em caráter terminativo. Já o relator da proposta, senador Roberto Saturnino (PSB-RJ), pediu urgência na análise do projeto, pois ele perderá a oportunidade caso a operação de venda de ações, que já está sendo preparada, seja concretizada.
CONTA-SALÁRIO
Suassuna comunicou que recebeu ofício do diretor de Normas do Banco Central (BC), Sérgio Darcy, anunciando a aprovação de resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) no último dia 24, que permite aos bancos que criem contas exclusivas para depósito de salário, isentas de tarifas. Esse é o conteúdo de projeto de lei do senador Geraldo Cândido (PT-RJ), que foi debatido com Darcy em audiência pública na CAE.
Como líder do governo, Arruda ressaltou que o BC cumpriu o que foi tratado na comissão de que se empenharia para regulamentar as contas-salário, com formato similar ao da Conta-Pagamento Padrão, proposta por Cândido. Arruda cumprimentou o senador fluminense pela iniciativa.
- O problema foi definitivamente sanado, demonstrando que o diálogo entre a CAE e os órgãos do governo é fundamental para que se avance - disse.
Diante da ausência do secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, que deveria debater, a pedido do senador Pedro Simon (PMDB-RS), o projeto de lei que altera os direitos do contribuinte perante o fisco, o senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) pediu ao presidente da comissão que as manifestações do secretário sejam recebidas por escrito. Suassuna acatou o requerimento de Bornhausen, que pediu agilidade na análise da proposta.

26/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PRESIDENTE DA PETROBRÁS SERÁ OUVIDO NA CAE

Presidente da RCTV será ouvido pela CRE

EX-PRESIDENTE DO TRT DE S.PAULO SERÁ OUVIDO AMANHÃ NA CPI DO JUDICIÁRIO

Presidente da ANS será ouvido em reunião conjunta de comissões do Senado

Presidente da Funarte será ouvido em audiência sobre lista de Furnas

Presidente do BB será ouvido sobre transferência de operações de Brasília para São Paulo