Presidente da Petrobras vem ao Senado debater auto-suficiência brasileira
O presidente da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), José Sérgio Gabrielli de Azevedo, está convidado para audiência pública promovida emconjunto pelas comissões de Educação (CE) e de Serviços de Infra-Estrutura (CI), com a finalidade de debater a auto-suficiência brasileira na produção de petróleo. A reunião está marcada para esta terça-feira (11), às 10h.
A audiência foi solicitada pelos senadores José Jorge (PFL-PE) e Heráclito Fortes (PFL-PI), para que o dirigente da estatal esclareça, entre outros aspectos, o valor dacampanha publicitária para divulgar a auto-suficiência brasileira em relação ao petróleo, que prevê o envolvimento de professores e alunos da rede pública em todo o território nacional.
José Jorge preocupa-se com a intenção de o governo Luiz Inácio Lula da Silva de utilizar o fato como instrumento de projeção política. Segundo o senador, a auto-suficiência brasileira de petróleo é resultado de um processo de décadas e que envolveu vários governos.
Gabrielli também deverá prestar informações sobre as relações comerciais entre Brasil e Bolívia. Ele deve falar ainda sobre a existência de supostas irregularidades no contrato assinado entre a estatal e a empresa de engenharia GDK, para a construção de plataformas marítimas de exploração de petróleo.
10/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney saúda Petrobras pela auto-suficiência em petróleo
Renan Calheiros: Petrobras trará auto-suficiência em petróleo em 2007
Saturnino comemora a auto-suficiência em petróleo
Heráclito diz que auto-suficiência de petróleo foi apenas propaganda
Valadares defende busca da auto-suficiência em gás natural
Magno Malta defende auto-suficiência na produção de gás