Presidente do Banco Central compõe a direção do BIS



O presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, passou a integrar o conselho de diretores (Board of Directors) do Banco de Compensações Internacionais (Bank for International Settlements, BIS), com sede em Basileia, na Suíça.

A nomeação foi feita pelos 21 membros do Board do BIS em 11 de novembro durante a última reunião bimestral do órgão. 

Além de Tombini, o conselho de diretores é atualmente composto pelos presidentes dos Bancos Centrais dos Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, Japão, Suécia, China, Itália, Bélgica, Alemanha, Índia e México.

Considerado o Banco Central dos Bancos Centrais, o BIS tem entre suas atribuições promover discussões e facilitar a colaboração entre os bancos centrais, dar suporte ao diálogo com outras autoridades responsáveis pela promoção da estabilidade financeira, conduzir pesquisas sobre políticas de interesse dos bancos centrais, além de ser a primeira contraparte para os bancos centrais em suas transações financeiras.

Atualmente, Tombini também é co-presidente do Regional Consultative Group Americas – RCGA do Financial Stability Board –FSB (Grupo Consultivo Regional das Américas do Comitê de Estabilidade Financeira) e presidente da Junta de Governo do Centro de Estudos Monetários Latino-Americanos (Cemla).

Fonte:
Banco Central do Brasil 



02/12/2013 15:59


Artigos Relacionados


Presidente do Banco Central é eleito presidente do Conselho do Banco de Compensações Internacionais

CAE ouve presidente do Banco Central

Começa audiência da CAE com presidente do Banco Central

Começa audiência com presidente do Banco Central

Começa audiência com presidente do Banco Central

CAE vai ouvir presidente do Banco Central da África do Sul