Serys faz apelo para que Senado assuma posição sobre recursos da Cide



O estado calamitoso das rodovias brasileiras exige do Senado um posicionamento sobre a atual regulamentação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). A avaliação foi feita nesta quinta-feira (8) pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que apresentou requerimento solicitando do Ministério dos Transportes informações sobre os recursos arrecadados com a contribuição, criada para custear a manutenção das malha rodoviária. A regulamentação da Cide foi aprovada pelo Congresso no ano passado, definindo que 75% do arrecadado seriam aplicados no setor de transportes, mas vetos presidenciais acabaram por contingenciar os recursos.

- Nós, senadores, temos que definir se derrubamos os vetos existentes à Cide, ou se adotaremos outra medida, mas temos que fazer com que ela seja usada para os fins que foi criada - disse Serys.

Em aparte, o senador José Jorge (PFL-PE) disse que a derrubada dos vetos não é a melhor opção. Ele salientou que o Executivo pode, por iniciativa própria, dotar o setor de transportes de recursos, resolvendo o problema. Também em aparte, o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) lamentou a forma como as contribuições têm sido aprovadas pelo Congresso, pois -cria-se o imposto vinculado e depois o governo manda a desregulamentação do vínculo-. Antero ressaltou a necessidade de que se apliquem recursos nos transportes, como forma de incentivar as exportações.



08/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys festeja decisão do STF sobre recursos da Cide

Serys cobra explicações do governo sobre aplicações dos recursos da Cide

Presidente do Benin pede que Dilma assuma posição de liderança no Brics para ajudar a África

Marina quer que Brasil defina meta de redução de emissões para Copenhague e assuma posição protagonista

Cristovam quer que presidente Lula assuma discussão sobre destinação dos recursos do pré-sal

Serys quer MP destinando 30% da Cide para recuperação das estradas