Zambiasi inaugura sistema Interlegis



Assembléia gaúcha se integra à rede que reúne casas legislativas de todo o Brasil

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), inaugurou ontem (28/11) o Sistema Interlegis, que interligará o parlamento gaúcho ao Congresso Nacional, a outras 26 Assembléias do país e às Câmaras Municipais de Vereadores, através da Internet e Videoconferências.

O instrumento tecnológico vai auxiliar o trabalho legislativo, pois, com ele, parlamentares e servidores poderão usufruir de recursos técnicos de última geração e trocar informações e experiências.

Para inaugurar o serviço, o presidente Zambiasi participou de videoconferência com o senador Carlos Wilson (PTB/PE), no plenarinho da Assembléia. O sistema será coordenado pelo deputado Marco Peixoto (PPB), que anunciou a assinatura do primeiro protocolo com a Câmara Municipal de Santa Maria. Peixoto disse ainda que vai percorrer todas as regiões do Estado para levar informações sobre o Interlegis e buscar parceiros para a utilização comum do sistema.

Zambiasi destacou que a Assembléia está dando passo decisivo em direção ao futuro, enfatizando que o Interlegis será um extraordinário instrumento para a modernização do Poder Legislativo do país em todas as instâncias, melhorando a comunicação e o fluxo de informação, ampliando a eficiência e promovendo a participação dos cidadãos na ação parlamentar.

O presidente informou também que hoje estão integrados ao Congresso os 27 parlamentos estaduais e 500 Câmaras, devendo chegar, até o final do ano a marca de 2.500 legislativos incorporados ao sistema. Segundo Zambiasi, ao Poder Legislativo incumbe, entre suas demais funções, a relevante missão de responsabilidade insubstituível da representação dos cidadãos. Para ele, justamente a tecnologia da informação poderá melhorar a qualidade dessa representação social.

O senador Carlos Wilson, que também é coordenador nacional do Sistema Interlegis, disse que o projeto é ambicioso e que os resultados são maior transparência e eficiência do trabalho parlamentar. O senador elogiou a iniciativa da Assembléia gaúcha e disse que os parlamentares precisam se colocar a altura do conhecimento tecnológico.

O coordenador do sistema, deputado Marco Peixoto, agradeceu a confiança do presidente Zambiasi por ter lhe conferido a tarefa e prometeu que, muito em breve, as 497 Câmaras Municipais estarão conectadas no Interlegis.

Além de deputados de todas as bancadas, participaram do ato de inauguração, o secretário da Administração, Marco Maia e o diretor do Programa Interlegis do Senado, Alexandre Paiva Damasceno.

11/29/2001


Artigos Relacionados


Zambiasi anuncia a implantação do Interlegis e da Escola do Legislativo

Presidente do Senado inaugura sede do Programa Interlegis

Interlegis duplicará o sistema até o final do ano

ACM inaugura sede da Interlegis e destaca seu papel para consolidar cidadania e democracia

Sistema Interlegis será implantado na quarta-feira

Sistema Interlegis ligará Assembléia e Câmaras de Vereadores