Presidente do Senado recebe estudos que podem embasar novo Código de Mineração



O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu na tarde desta quarta-feira (12) a visita do deputado federal Luiz Argôlo (PP-BA) e do diretor–presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Fernando Coura. Eles conversaram com Renan sobre o novo marco regulatório da mineração do Brasil e trouxeram informações, dados e estudos que poderão ajudar na tramitação da matéria na Câmara e no Senado.

A previsão é que o governo envie para o Congresso, já na próxima semana, o texto do novo Código de Mineração, que vai tramitar em forma de projeto de lei, em regime de urgência constitucional. A legislação vai substituir um decreto (Decreto-Lei 227/67) de 1967 e instituir um novo marco legal para a gestão dos recursos minerais, desde a produção até a distribuição e comercialização dessas riquezas.

Para o deputado Luiz Argôlo, integrante da Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara, o assunto é de interesse nacional. Segundo o deputado, o novo Código de Mineração deve procurar dar mais competitividade ao setor. Ele disse que as carências de logística e a alta carga tributária fazem com que o minério brasileiro perca competitividade no comércio internacional. Conforme informou, o Brasil tem perdido espaço para China, Canadá e Austrália no mercado mundial de minérios.

– É um setor importante para a balança comercial e grande fonte de geração de empregos para o país – afirmou o deputado.

Argôlo admitiu que o assunto pode gerar polêmica, como ocorreu na questão dos royalties do pré-sal. Segundo o deputado, as condições de cada estado e de cada minério precisam ser pesadas de forma específica. Ele disse que Minas Gerais, que é grande produtor de minério, e São Paulo, que pouco produz, precisam ser tradados de forma diferente. Da mesma forma, minérios como ferro e ouro devem ter pesos distintos dentro do novo código.

– A discussão é legítima e faz parte do Parlamento – declarou.



12/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Atingidos por mineração são contra proposta de novo código e denunciam impactos

Jucá anuncia proposta do governo para novo código de mineração

Romero Jucá pede apresentação urgente de proposta para novo Código de Mineração

Presidente do Senado recebe anteprojeto do Código de Processo Penal

Senado recebe anteprojeto do novo Código Penal elaborado por juristas

SENADO APROVA ALTERAÇÃO NO CÓDIGO DE MINERAÇÃO