Romero Jucá pede apresentação urgente de proposta para novo Código de Mineração



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) pediu, nesta segunda-feira (02), que o governo apresente, com urgência, o projeto de um novo Código de Mineração. Ele ressaltou que a legislação deve ser pensada levando-se em consideração a responsabilidade com o meio ambiente, mas também o desenvolvimento do país. O atual Código de Mineração foi instituído pelo Decreto-Lei 227/1967.

– É fundamental que as riquezas extraídas do minério possam ter sua ação modernizada, possam ter a condição de remunerar melhor a União, os estados, os municípios e que também possa ser redimensionada a utilização do minério, no sentido de não ter reservas estratégicas que ficam anos sem exploração, devido a interesses de setores de congelar a exploração mineral em determinadas áreas – explicou o senador.

Romero Jucá afirmou que vai convidar o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e os diretores-gerais da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), para debater o tema nas comissões de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE).

Em aparte, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) destacou que, além do foco na extração e no desenvolvimento sustentável, é necessária uma reestruturação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que precisaria ser fortalecido com recursos humanos e materiais.



02/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá anuncia proposta do governo para novo código de mineração

Atingidos por mineração são contra proposta de novo código e denunciam impactos

Romero Jucá quer ampliação de prazo para apresentação de emendas ao Orçamento

Romero Jucá aponta realismo de proposta orçamentária para 2004

Romero Jucá lembra compromisso para votação da proposta orçamentária nesta terça

Proposta do salário mínimo já está com Romero Jucá