Presidente do TCU anuncia auditoria completa no setor de energia elétrica



O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Humberto Souto, informou nesta terça-feira (dia 29), durante audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), que o tribunal vai realizar uma profunda auditoria operacional no setor de energia elétrica do país, para identificar as causas que levaram o país ao racionamento. Ele explicou aos senadores que o trabalho deverá ser feito dentro dos próximos seis meses, e que abrangerá os últimos dez anos de investimentos realizados pelo governo nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Segundo Humberto Souto, o objetivo da auditoria é fazer um "diagnóstico completo" sobre o que foi feito até hoje na área de energia elétrica, para que a população brasileira saiba o que ocorreu de incorreto nos investimentos, e o Congresso Nacional receba dados precisos e corretos sobre o problema. "Com essas informações os parlamentares poderão sugerir os rumos certos e tomar as decisões necessárias", frisou o presidente do TCU.

Humberto Souto fez uma ampla explanação sobre as atividades desenvolvidas pelo tribunal, mas criticou a carência de recursos humanos e tecnológicos do órgão para desempenhar melhor e com mais rapidez suas tarefas constitucionais.

O presidente da comissão, senador Ney Susssuna (PMDB-PB), após ouvir a palestra do presidente do TCU, disse estar "pasmo" com o trabalho desenvolvido pelo tribunal, acrescentando que a integração dos objetivos mútuos, tanto do TCU quanto da CFC, será fundamental para a tarefa primordial do Legislativo, "que é a de fiscalizar".

29/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada MP que facilita financiamento ao setor de energia elétrica

MP da energia elétrica: críticas do setor e elogios de consumidores

Setor de energia elétrica quer fim de encargo que custa R$ 2,5 bi por ano ao consumidor

Portaria conjunta vai estimular desenvolvimento do setor de energia elétrica

Tourinho entende que setor de energia elétrica crescerá com Alckmin

Jucá destaca investimentos do governo no setor de energia elétrica na região amazônica