Tourinho entende que setor de energia elétrica crescerá com Alckmin



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) disse, em pronunciamento nesta segunda-feira (9), que uma vitória do candidato da coligação PSDB-PFL à Presidência da República, Geraldo Alckmin, significaria uma mudança positiva na política de mercado de energia elétrica. Segundo o senador, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o setor acabou recebendo demasiada interferência do Estado, o que afastou investimentos privados e aumentou a ameaça de novos racionamentos.

- O governo Alckmin vai tratar o setor de energia como uma atividade econômica. O papel do Estado será o de fiscalizar e regular, através das agências reguladoras, as atividades do segmento e evitar particularidades como o monopólio - afirmou o senador ao elogiar o programa do candidato para o setor.

Rodolpho Tourinho disse ainda que a política para o gás natural a ser implantada por Alckmin também será diferente do que foi feito até agora no governo Lula. Para ele, tem faltado planejamento para o setor nos últimos quatro anos.

- Na pressa de ser o governo que daria a auto-suficiência em petróleo, o governo acabou por atrasar todos os projetos de produção de gás natural. Isso fez com que o crescimento desse mercado no Brasil fosse baseado na importação da Bolívia. O resultado é que, com a crise entre os dois países, estamos vivendo uma situação de escassez de gás naturalno país - alertou.

Tourinho acusoutambém o governo de ter promovido o esvaziamento das agências reguladoras do setor de energia, principalmente por meio do contingenciamento orçamentário.

- Não satisfeito, o governo enviou ao Congresso um projeto que, se for aprovado, consolidará o fim da autonomia das agências, afastando ainda mais os capitais privados do setor - disse o parlamentar, reiterando que Alckmin afastará as soluções ideológicas e partidárias utilizadas pelo governo do PT para o mercado de energia.

09/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Consumo de energia elétrica no País crescerá 4,8% ao ano até 2020, prevê EPE

Tourinho quer antecipar meta de universalização da energia elétrica

Tourinho faz apelo para aprovação de MP sobre universalização de energia elétrica

Tourinho defende energia elétrica para todos os brasileiros em 2008

Aprovada MP que facilita financiamento ao setor de energia elétrica

MP da energia elétrica: críticas do setor e elogios de consumidores