Portaria conjunta vai estimular desenvolvimento do setor de energia elétrica
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assinaram, nesta terça-feira (16), uma portaria conjunta para estimular o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas e inovações no setor de energia elétrica.
Com a portaria, os dois órgãos terão subsídios para definir prioridades de pesquisa no setor, com intuito de aumentar a competitividade da indústria nacional de energia. Será possível ainda sistematizar informações relevantes sobre as áreas críticas, capacitar recursos humanos e apoiar o desenvolvimento institucional das entidades que realizam pesquisa científica e tecnológica.
A parceria alinha-se à atribuição da Aneel de fazer o planejamento estratégico dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Eficiência Energética, com definição de metas e meios, por meio da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e de Eficiência Energética (SPE). Dentre as metas, destaca-se a interação com outros órgãos de fomento à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação tecnológica do setor elétrico.
Outro benefício será a identificação de oportunidades de cooperação entre entidades para capacitação de pessoal, apoio à pesquisa e ao desenvolvimento e inovação de produtos e processos voltados ao setor de energia elétrica. Também será possível recomendar iniciativas conjuntas e utilização de instrumentos de cooperação técnico-científica, acompanhamento e avaliação do desempenho de programas, atividades e projetos implementados no âmbito da parceria e incentivo à realização de eventos ligados ao desenvolvimento científico e tecnológico, com inovações de interesse do setor elétrico.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
16/03/2010 18:41
Artigos Relacionados
Governo poderá reduzir custo da energia elétrica para estimular indústria, diz ministro
Aprovada MP que facilita financiamento ao setor de energia elétrica
MP da energia elétrica: críticas do setor e elogios de consumidores
Setor de energia elétrica quer fim de encargo que custa R$ 2,5 bi por ano ao consumidor
Presidente do TCU anuncia auditoria completa no setor de energia elétrica
Tourinho entende que setor de energia elétrica crescerá com Alckmin