Presidente e governadores tomam posse em 1º de janeiro; deputados e senadores, um mês depois



Os 27 governadores, o presidente da República, os 27 senadores e os 513 deputados federais eleitos este ano tomarão posse nos próximos dois a três meses. O presidente receberá a faixa presidencial no dia 1º de janeiro, mesmo dia dos governadores. Já os senadores e deputados serão empossados no dia 1º de fevereiro.

A posse dos novos 27 senadores ocorrerá na tarde do dia 1º de fevereiro, em sessão a ser dirigida pelo atual presidente do Senado, Renan Calheiros. Depois da posse, ele convocará uma sessão para que o Plenário eleja o novo presidente da Casa para o biênio 2007/08. O eleito assumirá a Presidência e convocará sessão a seguir, quando serão escolhidos, sempre em votação secreta e por maioria absoluta, os dois vice-presidentes e os quatro secretários do Senado (com quatro suplentes).

Os plenários do Senado e da Câmara voltam ao trabalho normal já nesta segunda-feira (30). Nos últimos três meses, acordo partidário decidiu pela realização de esforço concentrado de votações em três oportunidades. Nos outros dias, foram realizadas apenas sessões não-deliberativas, dedicadas a pronunciamentos e comunicados. Com isso, os deputados e senadores puderam participar das campanhas eleitorais nos estados.

Os senadores trabalharão até o dia 22 de dezembro, quando começa o recesso de 40 dias de fim de ano, que vai até 31 de janeiro. Entre 18 e 31 de julho há o segundo recesso. Desde meados deste ano os períodos de recesso dos congressistas foram reduzidos de 90 para 55 dias.



27/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Posse de presidente da República, governadores e prefeitos poderá passar a ser dia 2 de janeiro

Novos senadores tomam posse e se reúnem aos que já estão no cargo para eleger presidente do Senado

Seis suplentes tomam posse no dia 1º de janeiro

Novos deputados tomam posse para quatro anos de mandato

Senadores tomam posse

Dois senadores tomam posse