Presidente Lula está "fugindo dos debates", afirma ACM



 Ao comentar em Plenário o primeiro debate entre os presidenciáveis, que acontece nesta segunda-feira (14) na TV Bandeirantes, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "está fugindo dos debates" por não ter confirmado presença no evento. O senador aproveitou para criticar a recente entrevista concedida pelo presidente ao Jornal Nacional, da TV Globo.

Da tribuna, o senador disse que o presidente Lula "estava nervoso" durante a entrevista "porque estava mentindo" ao afirmar que havia demitido os ministros José Dirceu e Antonio Palocci. Na interpretação do senador, os entrevistadores do telejornal só esqueceram de questionar Lula acerca dos R$ 15 milhões que um dos filhos do presidente teria recebido da empresa de telefonia Telemar por meio da empresa Gamecorp, da qual é sócio. O senador solicitou que o presidente da República explique o caso para a população brasileira.

Antonio Carlos Magalhães também lamentou que o presidente da República tenha criticado a imunidade parlamentar em recente comício em Salvador (BA). Para o senador, o presidente deseja acabar com a imunidade dos parlamentares.

- Ele quer acabar com a imunidade parlamentar porque aqui é onde se diz a verdade sobre as coisas que acontecem no Brasil, embora muitos o façam sem a autoridade indispensável, principalmente na Câmara dos Deputados, com os escândalos dos 'valeriodutos' e dos 'mensalões' - afirmou.

O atual presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, também foi citado pelo senador Antonio Carlos Magalhães. Ele lembrou que Okamotto afirmou, no Congresso Nacional, ter pago dívidas do presidente Lula com o PT, enquanto o próprio Lula disse, na entrevista, que não devia nada ao partido. Na avaliação de Antonio Carlos Magalhães, um dos dois está mentindo. O senador prometeu que o caso será desvendado "nesta legislatura ou na outra".

- Este assunto tem de ser esclarecido, para que o presidente da República não passe por mentiroso - disse o senador, lembrando que a Justiça não permitiu que a CPI dos Bingos quebrasse os sigilos de Paulo Okamotto.

O senador também mencionou artigo do empresário Antônio Ermírio de Morais publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, no qual afirma que a corrupção no Brasil "tornou-se sistêmica e atingiu toda a máquina pública". Antonio Carlos Magalhães citou ainda editorial do jornal O Estado de S. Paulo que, segundo o senador, "chama o mar de lama petista de monstruosa metástese, comparando a corrupção a um câncer que se espalhou pelo governo".

14/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente Lula afirma que o principal legado da Constituinte é a democracia

Romero Jucá afirma que presidente Lula tem compromisso com Roraima

Lula está satisfeito com trabalho do Congresso, afirma Paim, confiante na aprovação da PEC paralela

Magno Malta afirma que presidente Lula prometeu sancionar imediatamente a lei de combate à pedofilia

PRESIDENTE DO BC AFIRMA QUE CÂMBIO LIVRE ESTÁ DANDO CERTO

Valdir Raupp afirma que viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China será positiva