Valdir Raupp afirma que viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China será positiva



A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China trará retorno positivo para a economia e a população brasileira, previu nesta sexta-feira (21) o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Para ele, já está claro que a China mostra interesse em comprar uma grande variedade de produtos nacionais, incluindo grãos, minério de ferro, calçados e alimentos em geral.

Valdir Raupp também previu que a China, com cerca de 1,3 bilhão de habitantes, dos quais 400 mil estão situados na classe média, portanto com poder de compra, pode se transformar em breve no maior parceiro comercial do Brasil. O senador lembrou ainda que está prevista a assinatura de acordos que irão abrir caminho para investimentos chineses na malha ferroviária brasileira, com destaque para a ferrovia Norte-Sul.

O senador Tião Viana (PT-AC), em aparte, também enalteceu a viagem presidencial à China, que inclui a presença de ministros, governadores, políticos e cerca de 400 empresários. A seu ver, o Brasil tem "fortes" potencialidades para atender o mercado chinês, que dispõe de cerca de US$ 400 bilhões para compras no exterior.

O senador Valdir Raupp também solicitou ao presidente Lula, tão logo retorne da viagem à China, que visite o estado de Rondônia para inaugurar três obras, consideradas por ele como importantes para a região: uma usina termoelétrica; um conjunto habitacional de 500 unidades, além de um barco-hospital destinado a atender a população ribeirinha, com destaque para a do Baixo-Madeira.

Segundo o senador, a presença de Lula nessas inaugurações serviria ainda para dar um novo alento à população que, observou, se encontra "de farol baixo" em virtude do recente massacre de garimpeiros na reserva Roosevelt e da execução de pessoas dentro do presídio Urso Branco. O parlamentar informou que, durante a visita, Lula também poderia fazer o lançamento de outras obras, como a construção de um gasoduto, restauração de rodovias, incluindo a BR-364, duas hidrelétricas localizadas no Rio Madeira e o programa "Luz para Todos", que irá beneficiar, conforme salientou, milhares de produtores rurais.

Ele pediu ao governo que encontre uma solução para corrigir a medida provisória (MP) de n° 2166, editada na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, para que seja alterado dispositivo do Código Florestal, que limitou em apenas 20% o total das propriedades privadas que podem ser cultivadas, o que vem prejudicando a economia do estado. O restante das terras, 80%, é para preservação ambiental, observou.



21/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Congresso Nacional

Líder do PSDB comenta queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Viagem do presidente Lula à China será a mais importante, diz Eduardo Siqueira Campos

Lobão ressalta importância da viagem do presidente Lula à China

Luiz Otávio diz que viagem de Lula à China trará benefícios para o Pará

Mercadante: viagem de Lula à China é estratégica para o Brasil